VIDA EXAMINADA, VIDA A EXAMINAR: CONVITE AO COLÓQUIO
DOI:
https://doi.org/10.18554/ri.v11i2.3441Resumo
Colóquios são oportunos em momentos de crise, a fim de debater o que deve ser feito, como sugeriu Yorgos Seféris. A discussão sobre poética também enfrenta no Brasil contemporâneo o desafio de repensar seu lugar na sociedade. A “pressão da realidade” demanda a resistência da imaginação, segundo Wallace Stevens. Pode ser conveniente questionar as práticas acadêmicas arraigadas. A leitura de poesia talvez permita reabrir o contato com a esfera do público, que é o local adequado para combater o obscurantismo. O ideal socrático de “vida examinada” e a proposição de Matthew Arnold sobre a poesia como “crítica da vida” merecem reconsideração. Jorge de Sena buscou um modo não normativo de fazê-lo. A conversa sobre poética se põe ao lado da imaginação contra o desespero.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista InterteXto da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/