A DIALOGICIDADE E OS LETRAMENTOS ACADÊMICOS

Autores

  • ATILIO BUTTURI JUNIOR

DOI:

https://doi.org/10.18554/ri.v6i1.401

Resumo

O presente trabalho parte das discussões sobre as esferas sócio-discursivas e sobre os letramentos acadêmicos e tem como objetivo apresentar uma discussão que relacione o princípio dialógico bakhtiniano e as práticas de letramento no Ensino Superior. Inicialmente, conceitua-se "dialogismo" como mecanismo enunciativo geral da linguagem. Logo em seguida, descreve-se a esfera acadêmica como esfera institucional e produzida segundo gêneros secundários que tendem à estabilização e oferecem modos de autoria, de composição textual e que carregam "refrações" ideológicas específicas. Finalmente, traça-se a necessidade de se pensar o papel da dialogia nas práticas de leitura e escrita, visto que muitas vezes, no Ensino Superior, a autoria, as identidades e a apropriação dos encunciados são interditados,  ora pela dificuldade de apropriação da cultura escrita por parte dos alunos/acadêmicos, ora pelas características da esfera sócio-discursiva, marcada pelos efeitos de objetividade e de apagamento dos sujeitos. Conclui-se, a partir dos debates, que é preciso forjar modelos de ensino e aprendizagem que levem em conta que a esfera acadêmica é espaço de produção de identidades e de circulação de poder, sendo necessário aderir à postura de "agente de letramento" para a construção de letramentos "polifônicos".

Biografia do Autor

  • ATILIO BUTTURI JUNIOR

    Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2004), mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Atualmente, é professor Adjunto da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Erechim. Coordenada o Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Teorias Linguísticas Contemporâneas e desenvolve pesquisas na áreas de Análise do Discurso, Filosofia da Linguagem e Teorias de Gênero e Sexualidade, pautadas nas discussões pós-estruturalistas.

    Currículo lattes: <http://lattes.cnpq.br/1901170463141361>

Downloads

Publicado

2014-03-17

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

A DIALOGICIDADE E OS LETRAMENTOS ACADÊMICOS. Revista InterteXto, Uberaba, v. 6, n. 1, 2014. DOI: 10.18554/ri.v6i1.401. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/401. Acesso em: 27 ago. 2025.