CRENÇAS E ATITUDES LINGUÍSTICAS: EM BUSCA DA PEDAGOGIA DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA

Autores

  • Vanessa Cruz Mantoani
  • Joyce Elaine de Almeida Baronas

DOI:

https://doi.org/10.18554/ri.v13i1.4725

Palavras-chave:

Abordagem sociolinguística, Crenças e atitudes linguísticas, Ensino de Língua Espanhola

Resumo

Pretende-se, no presente estudo, discutir alguns desafios sociolinguísticos enfrentados pelos professores de Língua Espanhola no Brasil e promover uma reflexão sobre a necessidade de uma Pedagogia da Variação Linguística em aulas de Espanhol. Tendo em vista a realidade sociolinguística hispânica, conforme apresentada por Moreno Fernández (2017), buscou-se alicerce nos pressupostos da Sociolinguística Educacional (BORTONI-RICARDO, 2005), mais especificamente nos estudos relacionados a crenças e atitudes e analisaram-se respostas a questionário elaborado a fim de identificar crenças e atitudes de professores de Língua Espanhola de escolas do Paraná. Embora os dados apontem para uma compreensão da necessidade de abordagem de variedades do idioma, contataram-se ainda algumas crenças que dizem respeito à preferência por determinada variedade, considerada “mais bem compreendida” em detrimento das demais. A partir da reflexão a respeito dos dados obtidos, defende-se, a necessidade de se colocar em prática a Pedagogia da Variação Linguística, proposta por Faraco (2008), com o objetivo de minimizar e/ou desconstruir crenças e atitudes linguísticas (CYRANKA, 2007; 2014; 2016) relacionadas à abordagem das variedades linguísticas da Língua Espanhola.

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Publicado

2020-11-19

Como Citar

MANTOANI, V. C.; ALMEIDA BARONAS, J. E. de. CRENÇAS E ATITUDES LINGUÍSTICAS: EM BUSCA DA PEDAGOGIA DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA. Revista InterteXto, Uberaba, v. 13, n. 1, p. p. 243–263, 2020. DOI: 10.18554/ri.v13i1.4725. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/4725. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS (Temática: "Perspectivas sociolinguísticas sobre a língua espanhola”)