PERSPECTIVAS SOCIOLINGUÍSTICAS SOBRE A LÍNGUA ESPANHOLA: UMA INTRODUÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/ri.v13i1.5081

Palavras-chave:

Sociolinguístiíca, Língua Espanhola, Variação e Mudanças Linguística, Política Linguística, Ensino de Língua

Resumo

Apresentação do volume 13, n.01

Biografia do Autor

Leandro Silveira de Araujo, Universidade Federal de Uberlândia

Professor Adjunto II no Instituto e Letras e Linguística (ILEEL) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). É doutor e mestre em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista (UNESP- Araraquara), instituição em que também se licenciou e bacharelou em Letras (Português e Espanhol). Manteve estágio acadêmico com a Universidad Nacional de Cuyo (UNCUyo/Argentina) e foi bolsista CAPES de doutorado-sanduiche no 'Depto de Filología Española', da Universidad Autónoma de Madrid (UAM). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Sociolinguística, Dialetologia e Linguística Histórica, atuando principalmente em pesquisa associada aos seguintes temas: estudos descritivos do espanhol, gramaticalização, variação e mudança linguísticas, história do espanhol e das línguas românicas, estudos contrastivos entre espanhol e português. Líder do "Núcleo de Estudos da Norma Linguística" - NormaLi (CNPq/UFU).

Fabricio Paiva Mota, Universidade Federal de Roraima

Licenciado em Letras Português/Espanhol e respectivas literaturas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Especialista em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas Estrangeiras pelo Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7); Mestre em Letras pela Universidade Federal de Roraima (UFRR) e Doutor em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Campus de Araraquara. >> Foi bolsista da Fundação Carolina no Programa de Mobilidad de Profesores Brasil-España (2013) e do Instituto Caro y Cuervo (Colômbia) no Programa de Formação para Professores Brasileiros de Espanhol (2015). >> É pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Sociolinguísticas de Roraima - NEPSol-RR (UFRR), do Núcleo de Pesquisas em Sociolinguística de Araraquara - SoLAr (Unesp/Araraquara) e do Núcleo de Estudos da Norma Linguística - NormaLi (UFU).

Valdecy de Oliveira Pontes, UFC

Possui Licenciatura Plena em Letras Português / Espanhol pela Universidade Federal do Ceará (2006), especialização em Linguística Aplicada pela Faculdade Sete de Setembro (2009), especialização em Educação Religiosa pela Faculdade Unyleya (2019), mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (2009), mestrado em Educação Religiosa pelo SEC (2019), doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2012) e pós-doutorado em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). É Professor Adjunto IV na graduação em Letras-Espanhol/ Letras-Português/Espanhol e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) da Universidade Federal do Ceará.

Downloads

Publicado

2020-10-20

Como Citar

ARAUJO, L. S. de; MOTA, F. P.; PONTES, V. de O. PERSPECTIVAS SOCIOLINGUÍSTICAS SOBRE A LÍNGUA ESPANHOLA: UMA INTRODUÇÃO. InterteXto, Uberaba, v. 13, n. 1, p. p. 01–08, 2020. DOI: 10.18554/ri.v13i1.5081. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/5081. Acesso em: 26 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)