QUEBRA-QUEBRA OU PROTESTO: DOIS PERCURSOS DE LEITURA DE UMA NOTÍCIA A PARTIR DA ANÁLISE DO DISCURSO CRÍTICA

TWO PATHWAYS FOR READING A PIECE OF NEWS ACCORDING TO THE CRITICAL DISCOURSE ANALYSIS

Autores

  • Daiane Rodrigues de Oliveira Bitencourt Centro de Pesquisa FEsTA / UNICAMP image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.18554/it.v16i00.5870

Resumo

Este artigo analisa uma notícia publicada no portal UOL em 2018 a fim de discutir a leitura desse gênero em sala de aula. Para tanto, baseia-se na Análise de Discurso Crítica, mais precisamente na teoria de Van Dijk (2015) sobre a relação entre discurso e poder. Além disso, o artigo mobiliza as noções de estereótipo, identidade camponesa e memória. Os resultados mostram que o camponês é um sujeito violento de acordo com a perspectiva (neo)liberal. Por outro lado, a partir da relação entre discurso, prática e transformação social, uma segunda leitura das notícias é possível na perspectiva da Educação Camponesa, na qual o camponês luta por seus direitos. Assim, o artigo tem natureza crítica e discute o papel do professor como agente de mudança social.

Biografia do Autor

  • Daiane Rodrigues de Oliveira Bitencourt, Centro de Pesquisa FEsTA / UNICAMP

    Mestra e Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).  Membro do Centro de Pesquisa FEsTA - Fórmulas e Estereótipos: Teoria e Análise, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); desenvolve pesquisas, principalmente, acerca dos seguintes temas: discursos sobre o feminino, discurso religioso, discurso científico, discursos preconceitos e estereótipos.

     

     

     

Downloads

Publicado

2024-01-10

Como Citar

OLIVEIRA BITENCOURT, Daiane Rodrigues de. QUEBRA-QUEBRA OU PROTESTO: DOIS PERCURSOS DE LEITURA DE UMA NOTÍCIA A PARTIR DA ANÁLISE DO DISCURSO CRÍTICA: TWO PATHWAYS FOR READING A PIECE OF NEWS ACCORDING TO THE CRITICAL DISCOURSE ANALYSIS. Revista InterteXto, Uberaba, v. 16, n. 00, 2024. DOI: 10.18554/it.v16i00.5870. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/5870. Acesso em: 4 fev. 2026.