ECOS DE NARCISO: ESTUDOS SOBRE GRAMÁTICA LATINA E ELABORAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA A PARTIR DO MITO DE NARCISO EM OVÍDIO

Autores

  • Vivian Gregores Carneiro Leão Simões Universidade Federal de Roraima
  • Willian Barros Afonseca Universidade Federal de Roraima – UFRR

DOI:

https://doi.org/10.18554/it.v14iEspecial.5924

Resumo

Este artigo apresenta uma amostra dos resultados do Projeto “Ecos de Narciso: estudos sobre gramática latina a partir do mito de Narciso em Ovídio” desenvolvido no âmbito da monitoria da disciplina Latim I: língua e cultura dos Cursos de Letras da Universidade Federal de Roraima. O objetivo do projeto foi o de elaborar uma sequência didática para o ensino de latim para o nível inicial do aprendizado dessa língua antiga a partir de fontes primárias, para tanto, foi selecionado o mito de Narciso e Eco narrado por Ovídio, no Livro III de suas Metamorfoses. Sobre o intervalo de versos correspondentes à história do amor impossível desse famoso casal da mitologia clássica, foi feito um estudo léxico-morfossintático, seguido por um trabalho de normalização de orações selecionadas do texto ovidiano voltado para a apresentação e conceituação dos casos da língua latina e na sequência, foram elaborados materiais teóricos a respeito dos casos latinos, bem como uma série de exercícios de análise morfossintática a partir das orações latinas normalizadas. Soma-se a todo material elaborado, ainda, a produção de um conteúdo de apoio ao estudo que reúne informações sobre autor, obra e personagens mitológicas, bem como sobre a recepção do mito pela cultura e pela arte ocidental moderna. Desta forma, o que se segue é uma síntese do desenvolvimento de todas as etapas do projeto e dos resultados alcançados.

Biografia do Autor

Vivian Gregores Carneiro Leão Simões, Universidade Federal de Roraima

Graduada em Letras pela Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", UNESP - Araraquara, com habilitação em Português e Latim, no ano de 2008; Mestre em Estudos Literários com a dissertação "Quod erat demonstrandum: os exempla no discurso gramatical de Mário Vitorino e Élio Aftônio" pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da mesma instituição, no ano de 2013; Doutorado em andamento pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da UNESP - Araraquara; Atualmente é professora Assistente na Universidade Federal de Roraima. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua e Literatura Latinas, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de línguas clássicas, poética e métrica clássica latina e estudos de cultura da Roma antiga.

Willian Barros Afonseca, Universidade Federal de Roraima – UFRR

Graduado em Letras da Universidade Federal de Roraima. Pesquisa e interesse em literatura clássica e contemporânea, com foco no ficcional mítico e fantástico, e em pesquisas sobre estudos de línguas estrangeiras.

Downloads

Publicado

2021-12-31

Como Citar

SIMOES, V. G. C. L. .; AFONSECA, W. B. . ECOS DE NARCISO: ESTUDOS SOBRE GRAMÁTICA LATINA E ELABORAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA A PARTIR DO MITO DE NARCISO EM OVÍDIO. InterteXto, Uberaba, v. 14, n. Especial, p. 97–133, 2021. DOI: 10.18554/it.v14iEspecial.5924. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/5924. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS DOSSIÊ "Um panorama do estudo do latim no Brasil"

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)