CONTRIBUIÇÕES DA FONOLOGIA E DA ANÁLISE DO DISCURSO PARA EXPLICAR AS VARIÇÕES LINGUÍSTICAS NO PORTUGUÊS BRASILEIRO

Autores

  • Leandro Freitas Menezes Universidade Federal do Espírito Santo image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.18554/it.v16i00.6448

Resumo

Este trabalho tem o proposito de mostrar que as línguas mudam, sofrem alteração e por isso não se deixa imobilizar, por esse motivo, uma tentativa disso ou de estatizar os sentidos produzidos nela constitui um problema. Para o estudo do discurso utilizamos os pressupostos da análise do discurso de Pêcheux (1997) e Orlandi (1998, 2002, 2006, 2012). Para os estudos de fonologia utilizamos Seara, Nunes e Lazzarotto (2011) e Azeredo (2008). Utilizamos o método bibliográfico, e uma abordagem analíco-descritiva a partir da análise do corpus do projeto Norma Urbano Culta (NURC/RJ). Buscamos estudar as supressões no início, no interior e no final que reduzem as palavras. O resultado mostrou que esse processo de alteração da língua é algo histórico. Mas atualmente, nota-se que ela tem uma causa contundente: a linguagem coloquial e até a culta tem assimilado os aspectos de liquidez e agilidade da era da informação. Supomos assim que nós buscamos cada vez mais uma língua sintética e eficiente.

Biografia do Autor

  • Leandro Freitas Menezes, Universidade Federal do Espírito Santo

    Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professor de Língua Portuguesa há dez anos na Prefeitura Municipal de Anchieta/ES. Graduado em Letras/Português pela Universidade Federal do Espírito Santo (2010). Graduado em Pedagogia pela Faculdade de Teologia e Ciências de São Paulo (FATEC). Especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira / Linguística Aplicada na Educação pela Universidade Cândido Mendes - RJ / Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Teologia e Ciências de São Paulo (FATEC).

Downloads

Publicado

2023-12-23

Como Citar

FREITAS MENEZES, Leandro. CONTRIBUIÇÕES DA FONOLOGIA E DA ANÁLISE DO DISCURSO PARA EXPLICAR AS VARIÇÕES LINGUÍSTICAS NO PORTUGUÊS BRASILEIRO. Revista InterteXto, Uberaba, v. 16, n. 00, 2023. DOI: 10.18554/it.v16i00.6448. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/6448. Acesso em: 4 fev. 2026.