CONTRIBUIÇÕES DA FONOLOGIA E DA ANÁLISE DO DISCURSO PARA EXPLICAR AS VARIÇÕES LINGUÍSTICAS NO PORTUGUÊS BRASILEIRO

Autores

  • Leandro Freitas Menezes UFES

Resumo

Este trabalho tem o proposito de mostrar que as línguas mudam, sofrem alteração e por isso não se deixa imobilizar, por esse motivo, uma tentativa disso ou de estatizar os sentidos produzidos nela constitui um problema. Para o estudo do discurso utilizamos os pressupostos da análise do discurso de Pêcheux (1997) e Orlandi (1998, 2002, 2006, 2012). Para os estudos de fonologia utilizamos Seara, Nunes e Lazzarotto (2011) e Azeredo (2008). Utilizamos o método bibliográfico, e uma abordagem analíco-descritiva a partir da análise do corpus do projeto Norma Urbano Culta (NURC/RJ). Buscamos estudar as supressões no início, no interior e no final que reduzem as palavras. O resultado mostrou que esse processo de alteração da língua é algo histórico. Mas atualmente, nota-se que ela tem uma causa contundente: a linguagem coloquial e até a culta tem assimilado os aspectos de liquidez e agilidade da era da informação. Supomos assim que nós buscamos cada vez mais uma língua sintética e eficiente.

Biografia do Autor

  • Leandro Freitas Menezes, UFES

    Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professor de Língua Portuguesa há dez anos na Prefeitura Municipal de Anchieta/ES. Graduado em Letras/Português pela Universidade Federal do Espírito Santo (2010). Graduado em Pedagogia pela Faculdade de Teologia e Ciências de São Paulo (FATEC). Especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira / Linguística Aplicada na Educação pela Universidade Cândido Mendes - RJ / Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Teologia e Ciências de São Paulo (FATEC).

Downloads

Publicado

2023-12-23

Como Citar

CONTRIBUIÇÕES DA FONOLOGIA E DA ANÁLISE DO DISCURSO PARA EXPLICAR AS VARIÇÕES LINGUÍSTICAS NO PORTUGUÊS BRASILEIRO. Revista InterteXto, Uberaba, v. 16, n. 00, 2023. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/6448. Acesso em: 27 ago. 2025.