A variação pronominal NÓS e A GENTE na escrita escolar de alunos do ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.18554/it.v18i00.6497Resumo
O presente estudo, partindo do arcabouço teórico metodológico utilizado pela Teoria da Variação e da Mudança Linguística, delineado por Weinreich, Labov e Herzog (1968) e por Labov (1997, 2001, 2003), objetiva analisar a variação pronominal de primeira pessoa do plural, nós e a gente, em redações escolares dos três anos do ensino médio de uma escola pública de Fortaleza-CE, bem como trazer uma reflexão sobre a variação e o ensino. Para tanto, utilizamos uma amostra composta por 360 textos, sendo 120 redações de alunos do 1º ano, 120 de estudantes do 2º ano e outras 120 provenientes dos alunos do 3º ano. Os informantes foram estratificados de acordo com o sexo/gênero, a faixa etária e a série de estudo. Com o auxílio do programa computacional GoldVarb X, analisamos 1265 ocorrências de nós e a gente nas redações escolares. Com esse total, verificamos que a variante nós é utilizada com mais frequência que a forma inovadora a gente (89,4% e 10,6%, respectivamente). Além disso, constatamos que os fatores mais relevantes que condicionam o uso da variante padrão em nossa amostra foram: grau de referencialidade do pronome (sentido específico), paralelismo discursivo (pronome antecedido por nós) e preenchimento do sujeito (sujeito nulo).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista InterteXto da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/

