Aportuguesamento de verbos em textos jornalísticos: um estudo sociolinguístico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/it.v18i00.8453

Resumo

A pesquisa faz um levantamento de verbos importados da Língua Inglesa, aportuguesados no Brasil. Objetiva elaborar um quadro sociolinguístico, de viés variacionista, com o levantamento de palavras aportuguesadas baseado em textos publicados em sites jornalísticos no século atual. Como procedimento metodológico, adota a recolha de verbos aportuguesados em textos jornalísticos. Conclui que o aportuguesamento de verbos revela um comportamento sociolinguístico que remete a uma necessidade de adequação às estruturas morfossintáticas em uso na nossa língua.

Biografia do Autor

  • Flavio Biasutti Valadares, Federal Institute of São Paulo

    Pós-Doutorado em Letras (Estudos Lusófonos)/Universidade Presbiteriana Mackenzie-SP. Doutorado em Língua Portuguesa/PUC-SP. Mestrado em Letras (Estudos da Linguagem)/PUC-Rio. Especialização em Estudos da Linguagem e Graduação em Letras-Português/UFES. Atualmente, é docente no IFSP/Câmpus São Paulo. Informações profissionais: experiência em ensino nas áreas de Linguística, de Língua Portuguesa e de Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Científico; em elaboração de itens para provas; em correção de provas; em revisão de texto e de ABNT; em gerenciamento de periódico; em ensino de Português do Brasil como segunda língua; em cursos de atualização e de extensão na área de linguagem e de metodologia científica. Grupo de pesquisa: Descrição do Português do Brasil [líder] (certificado CNPq) - IFSP-PRP-DHU-SCL. 

  • Helder Alves Frazão Junior, Federal Institute of São Paulo

    Graduado curso de Letras. Pesquisa de IC.

Downloads

Publicado

2025-12-30

Como Citar

BIASUTTI VALADARES, Flavio; ALVES FRAZÃO JUNIOR, Helder. Aportuguesamento de verbos em textos jornalísticos: um estudo sociolinguístico. Revista InterteXto, Uberaba, v. 18, n. 00, 2025. DOI: 10.18554/it.v18i00.8453. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/8453. Acesso em: 4 fev. 2026.