UMA ANÁLISE SEMÂNTICA DOS OPERADORES ARGUMENTATIVOS EM ANÚNCIOS DA REVISTA VEJA ON-LINE

Autores

  • Karina Morais Camargos UFTM
  • Juliana Bertucci Barbosa UFTM

DOI:

https://doi.org/10.18554/ri.v6i2.921

Resumo

Essa pesquisa encontra-se no quadro teórico da semântica argumentativa, focalizando os operadores argumentativos em anúncios publicitários da revista Veja. Analisamos 20 operadores em 25 anúncios objetivando evidenciar suas características semânticas conforme classificação de Ducrot (1984) e Koch (2006). O estudo se justifica pelo fato de as escolas ensinarem apenas as funções sintáticas desses operadores, impedindo que os alunos desenvolvam uma visão abrangente em contato com esses elementos. As conclusões apontam que os operadores argumentativos carregam forte carga argumentativa direcionando o texto. O valor semântico desses operadores pode ou não variar, mas nenhum anúncio perdeu a função da argumentatividade. 

Downloads

Como Citar

CAMARGOS, K. M.; BARBOSA, J. B. UMA ANÁLISE SEMÂNTICA DOS OPERADORES ARGUMENTATIVOS EM ANÚNCIOS DA REVISTA VEJA ON-LINE. InterteXto, Uberaba, v. 6, n. 2, 2014. DOI: 10.18554/ri.v6i2.921. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/921. Acesso em: 6 jul. 2022.

Edição

Seção

ARTIGOS