UMA ANÁLISE SEMÂNTICA DOS OPERADORES ARGUMENTATIVOS EM ANÚNCIOS DA REVISTA VEJA ON-LINE

Authors

  • Karina Morais Camargos UFTM
  • Juliana Bertucci Barbosa UFTM

DOI:

https://doi.org/10.18554/ri.v6i2.921

Abstract

Essa pesquisa encontra-se no quadro teórico da semântica argumentativa, focalizando os operadores argumentativos em anúncios publicitários da revista Veja. Analisamos 20 operadores em 25 anúncios objetivando evidenciar suas características semânticas conforme classificação de Ducrot (1984) e Koch (2006). O estudo se justifica pelo fato de as escolas ensinarem apenas as funções sintáticas desses operadores, impedindo que os alunos desenvolvam uma visão abrangente em contato com esses elementos. As conclusões apontam que os operadores argumentativos carregam forte carga argumentativa direcionando o texto. O valor semântico desses operadores pode ou não variar, mas nenhum anúncio perdeu a função da argumentatividade. 

Issue

Section

ARTIGOS

How to Cite

UMA ANÁLISE SEMÂNTICA DOS OPERADORES ARGUMENTATIVOS EM ANÚNCIOS DA REVISTA VEJA ON-LINE. JOURNAL INTERTEXT, Uberaba, v. 6, n. 2, 2014. DOI: 10.18554/ri.v6i2.921. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/921. Acesso em: 5 dec. 2025.