A CONCEPÇÃO DE GÊNERO NA LINGUÍSTICA TEXTUAL: CONTRIBUIÇÕES DA ESCOLA NORTE-AMERICANA

Autores

  • Albeiro Mejia Trujillo
  • Maria Francisca Ferreira Trujillo

DOI:

https://doi.org/10.18554/ri.v3i01.99

Resumo

No presente artigo apresenta-se uma breve contextualização das principais escolas de "Gêneros Discursivos" na Linguística Textual. Num primeiro momento destaca-se a importância da teoria bakhtiniana de gêneros para o desenvolvimento das escolas americana, australiana, de Genebra, e a francesa, fazendo um recorte temático pela escola norte-americana. Dentro dessa escola destaca-se a Nova Retórica na perspectiva de Carolyn Miller que trabalha a noção de gênero como "ação social"; Charles Bazerman que aborda os gêneros como instrumento de interação em contextos institucionais; a escola swalesiana da qual fazem parte Swales com a sua noção de "comunidade discursiva", e o indiano Bhatia que direciona a análise do discurso para o estudo dos gêneros "no contexto profissional e acadêmico". O texto aqui exposto, embora tenha como foco a Escola norte-americana inclui algumas contribuições do principal expoente dessa temática, no Brasil, que é Luiz Antônio Marcuschi que, entre outros elementos, estabelece a distinção entre gênero textual e tipo textual. Finalizando o artigo, é proposta uma discussão sobre a pertinência dos gêneros discursivos, na Linguística Textual, em face dos conceitos de gênero na Teoria da Literatura.

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Como Citar

TRUJILLO, A. M.; TRUJILLO, M. F. F. A CONCEPÇÃO DE GÊNERO NA LINGUÍSTICA TEXTUAL: CONTRIBUIÇÕES DA ESCOLA NORTE-AMERICANA. Revista InterteXto, Uberaba, v. 3, n. 01, 2011. DOI: 10.18554/ri.v3i01.99. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/99. Acesso em: 23 nov. 2024.

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