Eventos científicos presenciais e remotos de um Programa de Educação Tutorial Universitário: avaliação dos participantes

Autores

  • Gabriela Aparecida Leonel Universidade Federal de Alfenas
  • Brenda Domingues da Silva
  • Catiane Pereira de Melo
  • Daniel de Souza Oliveira
  • Geovanna Maria Isidoro
  • Igor Moraes Monteiro
  • Joice Marques Ribeiro
  • Jonas Paulo Batista Dias
  • Laura Soares Rodrigues da Silva
  • Maria Augusta Brandt Paiva
  • Marina Lefol Nani Carvalho
  • Savana Raabe de Oliveira
  • Murilo César do Nascimento
  • Érika de Cássia Lopes Chaves

DOI:

https://doi.org/10.18554/pet.v1i02.6108

Palavras-chave:

Programa de Educação Tutorial, Divulgação Científica, Educação Superior, Enfermagem

Resumo

O objetivo deste estudo é avaliar a opinião dos participantes sobre eventos científicos promovidos pelo Programa de Educação Tutorial/Enfermagem, de maneira presencial e remota. Para tal, considerou-se a avaliação de 859 pessoas que participaram dos eventos, no período de 2015 a 2020. Foi desenvolvido um estudo quantitativo, transversal, descritivo e analítico, a partir de pesquisa documental e aplicação de questionário referentes à opinião de participantes sobre os eventos promovidos. Os resultados indicaram uma avaliação majoritariamente positiva; maior participação nos eventos ofertados de forma online; nos quais foi observado maior adesão de pessoas que terminaram sua formação profissional e pessoas de instituições acadêmicas distintas as dos responsáveis pela organização. Os participantes externos demonstraram-se menos satisfeitos com o local e com a divulgação dos eventos. Os eventos realizados de maneira presencial tiveram mais chance de avalição positiva quanto à organização, à programação e ao tema, quando comparados aos eventos oferecidos de modo remoto.

Referências

AAKER, D. A.; KUMAR, V.; DAY, G. S. Pesquisa de marketing. São Paulo, SP: Ed. Atlas, 2001.

AGOSTINHO, A. A. M. et al. Construção de um instrumento de avaliação de eventos do PET. In: XVI SUDESTEPET, 16, 2016, São Carlos. Anais. São Carlos, 2016, 267-290. Disponível em: <https://petbciufscar.files.wordpress.com/2016/03/anais-sudeste-pet-2016.pdf>.

BRASÍLIA, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Superior. Programa de Educação Tutorial – PET. Manual de orientações básicas. 25p. 2006. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/pet/manual-de-orientacoes>.

DE MORAIS, A.; LEMES LEMOS, A.; SOUSA MARTINS, C.; DALCANALE MARTINS, G.; DE PEREIRA FERREIRA, V.; PIVETTA CARPES, F. Eventos online em meio a pandemia: relato de participantes da escola de inverno de biomecânica. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 12, n. 1, nov. 2020. Disponível em: <https://periodicos.unipampa.edu.br/index.php/SIEPE/article/view/105791>.

H

Eventos Científicos Presenciais e Remotos de um Programa de Educação Tutorial Universitário: Avaliações dos

Participantes. Erika de Cássia et al.

REVISTA PET BRASIL, Uberaba-MG, Nº 2, jul-dez 2022

GIACOMELLI, E.; FRACALOSSI LORA, G.; GOTARDO, A.; GOTARDO, E.; ISSA NETO, A.; LUPE MOTTA STUDZINSKI, A. Eventos remotos e pandemia de COVID-19: levantamento de opinião sobre o aprendizado virtual. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 12, n. 2, dez. 2020. Disponível em: <https://periodicos.unipampa.edu.br/index.php/SIEPE/article/view/107239>.

PIUMBATO INNOCENTINI HAYASHI, M. C.; LUI GUIMARÃES, V. A. A comunicação da ciência em eventos científicos na visão de pesquisadores. Em Questão, [S. l.], v. 22, n. 3, p. 161–183, dez. 2016. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/63251>.

HOFFMANN, L. V.; CIORCERO, N. M.; ALMEIDA, V. G.; ZILLES, A.; ZEM, F.; MARQUES, C. M. Gestão e organização de evento acadêmico online no curso de medicina como ferramenta de atualização em tempos de pandemia: um relato de experiência. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.7, n.7, p. 65304-65312 jul. 2021. Disponível em: <https://brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/32235>.

LACERDA, A. L.; WEBER C.; PORTO, M. P.; SILVA, R. A. A importância dos eventos científicos na formação acadêmica: estudantes de Biblioteconomia. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v.13, n.1, p.130-144, jan./jun. 2008.

LIU, Y.; HUANG, D.; WANG, M.; WANG, Y. Como qualidade, valor, prazer e satisfação em relação ao serviço geram lealdade aos sistemas inteligentes de compartilhamento de bicicletas sem estações. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, São Paulo, v. 22, n. 3, p. 705-728. jul/set. 2020. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/rbgn/v22n3/pt_1983-0807-rbgn-22-03-705.pdf>.

PORTO, C. M. Impacto da Internet na difusão da cultura científica brasileira: as transformações nos veículos e processos de disseminação e divulgação científica. Salvador: Universidade Federal da Bahia, mar. 2013. 198p. Tese (Doutorado no Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade) - UFBA, Salvador/BA. Disponível em: https://bit.ly/tesecristianeporto.

SPIESS, M. R.; MATTEDI, M. A. Eventos científicos: da Pirâmide Reputacional aos círculos persuasivos. Revista Sociedade e Estado, v. 35, n. 2, p. 441 - 472, mai./ago. 2020. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/se/a/pjbPBJXpb7FD6NKXGtxvrYQ/?lang=pt>.

Eventos Científicos Presenciais e Remotos de um Programa de Educação Tutorial Universitário: Avaliações dos

Participantes. Erika de Cássia et al.

REVISTA PET BRASIL, Uberaba-MG, Nº 2, jul-dez 2022

ZUCCO, D. F.; MAGALHÃES, M. R. A.; MORETTI, S. L. A. Análise do nível de satisfação dos participantes: evidências das últimas três edições da Oktoberfest em Blumenau (2006, 2007 e 2008). Revista Turismo Visão e Ação – Eletrônica. v. 12, n. 3, p. 331–347, set./dez. 2010. Disponível em: <https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/rtva/article/view/1857/0>.

Downloads

Publicado

2022-12-05