O PET Odontologia no Vale pela perspectiva dos acadêmicos

relatos de experiência

Autores

  • Brender Leonan da Silva Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM
  • Célio Leone Ferreira Soares Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Isabelle D’Angelis de Carvalho Ferreira Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Marianna Miranda Pereira Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Paula Cristina Pelli Paiva Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

DOI:

https://doi.org/10.18554/pet.v1i01.6160

Palavras-chave:

Tripé universitário, Atividades indissociáveis, Desenvolvimento pessoal, Desenvolvimento profissional

Resumo

O trabalho em questão trata-se de um relato de experiência, a partir da dissertação dos petianos de suas expectativas e atuações e de uma análise crítica dos resultados do trabalho desenvolvido pelo programa. Com isso, tornou-se evidente que a participação no PET Odontologia no Vale é de suma importância para o desenvolvimento profissional e pessoal dos petianos, cujas ações desenvolvidas atuam no atendimento das demandas sociais.

Referências

BÜRON, R.M. & SAUSEN, J.O. O papel da universidade na formação profissional na área da saúde. Revista Espacios, v.38, n.30, p.32, 2017. Disponível em: https://www.revistaespacios. com/a17v38n30/17383032.html#:~:text=A%20universidade%20em%20si%20contempla,processos%20de%20ensino%20e%20aprendizagem. Acesso em: 22 abr. 2022.

CAVALCANTI, L.M.R. & GUERRA, M.G.C.V. Os desafios da universidade pública pós-pandemia da Covid-19: o caso brasileiro. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., v.30, n.114, p. 73-93, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/JbyKTD99g9Pwcky5n5cyXDg/. Acesso em: 24 abr. 2022.

ETGETON, M.; TAKAHASHI, P. A. .; ALBUQUERQUE, M. E. .; PIRES, F. R. R. .; SILVA, E. J. R. da .; FERNANDES, S. E. S. .; SIMIONI, J.; PEREIRA, K. F. . The acting of the Academic League of Clinical and Surgical Anatomy in the pandemic: an experience report. Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 1, p.1-11, 2022. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/25059. Acesso em: 22 abr.. 2022.

PUHL, M.J. O Conhecimento e o Princípio da Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão. Revista HISTEDBR On-line, n. 69, p. 222-232, 2016. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/322779089_O_conhecimento_e_o_principio_da_indissociabilidade_entre_ensino_pesquisa_e_extensao. Acesso em: 03 fev. 2022.

MARINHO, D.M.B; BARCELOS, L.B.; SILVA, M.I.; DERING, R.O. Pandemia, ensino remoto emergencial e a angústia docente. Revista de Educação a distância, v.8, n.2, p.1-13, 2021. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/767/669. Acesso em: 24 abr. 2022.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Programa de educação tutorial PET: Manual de Orientações Básicas, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option =com_docman&view=download&alias=338-manualorientabasicas&category_slug=pet-programa-de-educacao-tutorial&Itemid=30192. Acesso em: 22 abr. 2022.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES n. 3, de 21 de junho de 2021. Diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em Odontologia. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2021.

MONTEIRO, J. A.; DIAS, M. C.; ATHIE, G. R.; MENDES, J. L., & SILVA, J. T. Relato da situação dos modos de ensino em cursos de medicina no estado de Goiás durante a pandemia. Itinerarius Reflectionis: revista eletrônica de graduação e pós graduação em educação, v.17, n.3, p. 34 - 50, 2021.

PESSOA, J.S.; GINÚ, I.L.N.; CARNEIRO, L.V.; SILVA, V.P.O.; MATIAS, L.D.M.; MELO, V.F.C. Impacto do ensino remoto na saúde mental de discentes universitários durante a pandemia da Covid-19. Research, Society and Development, v.10, n.14, p.1-7, 2021. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/download/22197/19738/267139

#:~:text=(2020)%2C%20apontou%20que%20a,estudantes%20mediante%20a%20essa%20realidade.. Acesso em: 24 abr. 2022.

SALES, K.N.A.; PAULA, F.A.; RIBEIRO, M.; RIBEIRO, L.C.C.; CANUTO, S.M. PET-Saúde: formando discentes multiplicadores - relato de experiência. Revista da ABENO, v.11, n.2, p.51-56, 2011. Disponível em: <https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/64>. Acesso em: 22 abr. 2022.

Downloads

Publicado

2022-10-22