Sharing - o ensino da língua inglesa junto ao papel emancipatório educacional do pet CTI-UFABC

Autores

  • Ana Beatriz Araújo do Carmo Universidade Federal do ABC - UFABC
  • Emily Hajdu Tanimura Universidade Federal do ABC - UFABC
  • Fernando Vinicios Cardoso Fialho Universidade Federal do ABC - UFABC
  • Gabriel Horacio de Jesus Soprijo Universidade Federal do ABC - UFABC
  • Ingrid Santos Macedo Universidade Federal do ABC - UFABC
  • João Vitor Cruz Silva Universidade Federal do ABC - UFABC
  • Letícia Menosi de Lima Universidade Federal do ABC - UFABC
  • Mariane Novaes Coutinho Universidade Federal do ABC - UFABC
  • Maxwell Pereira Venturin Universidade Federal do ABC - UFABC
  • Milena da Silva Rodrigues Universidade Federal do ABC - UFABC
  • Renan Amaral Oliveira Universidade Federal do ABC - UFABC
  • Richard Kenji de Lima Narumi Universidade Federal do ABC - UFABC
  • Victoria Maria Brito de Oliveira Universidade Federal do ABC - UFABC
  • Fabiana Rodrigues Costa Universidade Federal do ABC - UFABC
  • Elizabeth Teodorov Universidade Federal do ABC - UFABC

Palavras-chave:

Curso de Inglês Gratuito, Ensino social de línguas, PET CTI-UFABC

Resumo

O presente artigo tem como foco um dos principais projetos do grupo PET CTI-UFABC, o curso de inglês gratuito “Sharing”. É apresentado aqui o contexto anterior à criação do projeto, isto é, o histórico resumido do ensino da língua inglesa no Brasil e as características e objetivos das propostas de ensino; a concepção e início do projeto pela ENACTUS-UFABC, assim como sua motivação e justificativa; a transição da responsabilidade, co-gestão, coordenação e continuidade para o grupo PET CTI-UFABC e as dificuldades associadas, incluindo a adaptação ao cenário pandêmico; as metodologias adotadas em suas várias instâncias como principal enfoque do texto, e o impacto socioeducacional alcançado como resultado.

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Publicado

2022-12-05