O PET e as visitas de campo como instrumento para efetivação do ensino, pesquisa e extensão
o caso de Bento Rodrigues e Brumadinho
DOI:
https://doi.org/10.18554/pet.v1i01.6204Palavras-chave:
Desastre ambiental, Responsabilidade social, Vítimas de barragens, Programa de Educação TutorialResumo
Este trabalho visa discutir o antagonismo presente no cotidiano das pessoas vítimas dos desabamentos das barragens de Bento Rodrigues e Brumadinho, a partir de estudos e visita do grupo PET aos locais afetados. Traz a importância das visitas de campo do PET para maior compreensão dos temas estudados. Com base na teoria crítica, o trabalho foi elaborado por meio de pesquisa bibliográfica, material audiovisual e trabalho de campo, o qual contou com visita in loco e abordagem de profissionais do CRAS da cidade de Mariana-MG, além de participação em oficinas para capacitação teórica e reflexão sobre a história e o contexto social vigente. O impacto socioespacial percebido nas visitas traz grandes reflexões acerca da responsabilidade ambiental, principalmente das grandes empresas que investem o capital em extração de minérios. O papel da universidade nesse contexto é fundamental e se dá através de pesquisas, levantamento de dados e informações para disseminar à toda sociedade e às pessoas atingidas as consequências sociais e ambientais após o desastre no local. Consideramos ainda que as indenizações não pagas às vítimas revelam o completo descaso da empresa e dos órgãos responsáveis.
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