O PET e as visitas de campo como instrumento para efetivação do ensino, pesquisa e extensão

o caso de Bento Rodrigues e Brumadinho

Autores

  • Alexandre Marques Mendes Universidade Estadual Paulista - UNESP/FRANCA
  • Aline Fernanda Sampaio Garcia Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM
  • Ana Carla da Costa Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM
  • Bruna da Silva Santos Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM
  • Bruna Leide Cunha das Neves Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM
  • Gabrielle Aparecida Santos Silva Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM
  • Policena Aparecida Cruvinel Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM
  • Rita de Cássia Lopes de Oliveira Mendes Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Palavras-chave:

Desastre ambiental, Responsabilidade social, Vítimas de barragens, Programa de Educação Tutorial

Resumo

Este trabalho visa discutir o antagonismo presente no cotidiano das pessoas vítimas dos desabamentos das barragens de Bento Rodrigues e Brumadinho, a partir de estudos e visita do grupo PET aos locais afetados. Traz a importância das visitas de campo do PET para maior compreensão dos temas estudados. Com base na teoria crítica, o trabalho foi elaborado por meio de pesquisa bibliográfica, material audiovisual e trabalho de campo, o qual contou com visita in loco e abordagem de profissionais do CRAS da cidade de Mariana-MG, além de participação em oficinas para capacitação teórica e reflexão sobre a história e o contexto social vigente. O impacto socioespacial percebido nas visitas traz grandes reflexões acerca da responsabilidade ambiental, principalmente das grandes empresas que investem o capital em extração de minérios. O papel da universidade nesse contexto é fundamental e se dá através de pesquisas, levantamento de dados e informações para disseminar à toda sociedade e às pessoas atingidas as consequências sociais e ambientais após o desastre no local. Consideramos ainda que as indenizações não pagas às vítimas revelam o completo descaso da empresa e dos órgãos responsáveis.

Biografia do Autor

Alexandre Marques Mendes, Universidade Estadual Paulista - UNESP/FRANCA

Historiador e Sociólogo, Doutor e docente da Universidade Estadual Paulista -UNESP/FRANCA. Pesquisador do LAP – Laboratório de Políticas do Programa de Pós Graduação de Planejamento e Análise de Políticas Públicas /UNESP

Aline Fernanda Sampaio Garcia , Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Estudante do curso de Serviço Social. Petiana do PET LSS – Licenciaturas e Serviço Social/UFTM

Ana Carla da Costa, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Estudante do curso de Serviço Social. Petiana do PET LSS– Licenciaturas e Serviço Social/UFTM

Bruna da Silva Santos, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Estudante do curso de Serviço Social. Petiana do PET LSS– Licenciaturas e Serviço Social/UFTM

Bruna Leide Cunha das Neves, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Estudante do curso de bacharelado em Serviço Social da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. Integrante do Programa de Educação Tutorial (PET) no grupo PET CONEXÕES DE SABERES - Serviço Social.

Gabrielle Aparecida Santos Silva, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Estudante do curso de Serviço Social da UFTM. Petiana do PET Conexões de Saberes Serviço Social/UFTM 

Policena Aparecida Cruvinel, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Estudante do curso de Serviço Social. Petiana do PET LSS– Licenciaturas e Serviço Social/UFTM.  

Rita de Cássia Lopes de Oliveira Mendes, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Graduada, mestre e doutora em Serviço Social pela UNESP-Franca/SP. Docente da UFTM. Integrante dos grupos de pesquisa GEFEPSS - UFTM, GESTA e LABDES - UNESP. Coordenadora do núcleo de estágio em serviço social da UFTM.

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Publicado

2022-10-22