Estudo com egressos do programa de educação tutorial nutrição da Universidade Federal de Ouro Preto - MG

Influência na formação acadêmica e atuação profissional

Autores

  • Brendha Ferreira Louven dos Reis Universidade Federal de Ouro Preto
  • Gabriela de Assumpção Planz Loureiro Universidade Federal de Ouro Preto
  • Iara Araújo Ferreira Universidade Federal de Ouro Preto
  • Laryssa de Abreu Miranda Universidade Federal de Ouro Preto
  • Maria Fernanda Leão Campos Universidade Federal de Ouro Preto
  • Natália de Freitas Tavares Universidade Federal de Ouro Preto
  • Maria Tereza de Freitas Universidade Federal de Ouro Preto

Palavras-chave:

Educação, Mercado de trabalho, Nutricionista, Petianos

Resumo

O PET do curso de Nutrição da UFOP, desde 1992 vem realizando atividades que contemplam os três pilares das IES e do Programa: ensino, pesquisa e extensão. A pesquisa desenvolvida ao longo de três anos (desde 2019), buscou compreender a influência que o Programa exerceu na formação acadêmica e atuação profissional dos petianos egressos, no período de 1992 a 2019, segundo a percepção deles próprios. Os dados coletados demonstraram que o programa exerceu influência positiva na vida dos egressos tanto no âmbito pessoal quanto profissional, atingindo, portanto, seus objetivos acadêmicos.

Referências

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA. Portaria Nº 343, de 24 de abril de 2013. Altera dispositivos da Portaria MEC no 976, de 27 de julho de 2010, que dispõe sobre o Programa de Educação Tutorial -PET. 2013.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA. Portaria Nº 946, de 27 de julho de 2010, que dispõe sobre o Programa de Educação Tutorial -PET. 2010.

CASSUNDÉ, FRSA et al. Participar ou não participar, eis a questão! Um estudo sobre o engajamento dos estudantes de Administração em atividades extracurriculares. Id online Revista de Psicologia, Juazeiro do Norte, v. 9, n. 26, p. 42-56, 2015.

CONSELHO FEDERAL DE NUTRICIONISTAS- CFN. Perfil do profissional. 2016. Disponível em Link de Referência, acesso em: 05 de fev. 2023.

EIJL, PV et al. Honors programs as forerunner for 21st century skills? Journal of the European Honors Council, v. 1, n. 2, p. 1-15, Zwolle, jun. 2017.

MARTINS, IL. Educação tutorial no Ensino Presencial: uma análise sobre o PET. In: PET Programa de Educação Tutorial: estratégia para o desenvolvimento da graduação. Brasília: Ministério da Educação, 2008.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO- MEC. Programa de Educação Tutorial – PET. Manual de Orientações Básicas (MOB). Brasília (DF), dez. 2006.

PEREIRA, AK et al. A importância das atividades extracurriculares universitárias para o alcance dos objetivos profissionais dos alunos de administração da Universidade Federal de Santa Catarina. Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, Florianópolis, p. 163-194, jun. 2011.

SOARES, FF et al. Impacto do Programa de Educação Tutorial da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal da Bahia na formação profissional dos seus ex-bolsistas. RPG. Revista de Pós-Graduação, v. 17, n. 3, p. 143–150, set. 2010.

SOUZA, DL; FERRUGINI, L; ZAMBALDE, AL. Formação do administrador: uma análise sobre o desenvolvimento de competências no ensino superior. Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, Florianópolis, v. 10, n.1, p. 150-171, jan. 2017.

Downloads

Publicado

2024-05-22