Terreiro e a escola

Escrevivências de estudantes do ilê axé opô afonjá RJ

Autores

  • Vagner Felix da Silva Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Escrevivência, Comunidades Tradicionais de Terreiro, Escola, Educação

Resumo

Esse escrito nasce a partir das investigações contra-coloniais vivenciadas  através do projeto “Práticas de Extensão da UFRRJ em parceria com a casa Axé Opô Afonjá (projeto de extensão e pesquisa formentado pelo EtnoPET e o Ilê Axé Opô Afonjá RJ) e da realidade do pesquisador e discente em questão. Nosso texto tem o objetivo de apresentar de que forma as práticas cotidianas das Comunidades Tradicionais de Terreiro, são capazes de produzir processos educativos e transmissão de conhecimentos que rompem com a realidade pensada e executada pela herança colonial.

Referências

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: MEC, 2004.

BRASIL, Lei de diretrizes e bases da educação. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: Link de Referência. Acesso: 01 maio 2022.

CAPUTO, Stela Guedes. Educação nos terreiros e como a escola se relaciona com as crianças de candomblé. 1. ed. Rio de Janeiro: Pallas, 2012.

CAPUTO, Stela Guedes. Repara o miúdo, narrar kékeré: notas sobre nossa fotoetnopoética com criança de terreiros. Revista Teias. v. 19. n. 53. p. 36-61. Abr./Jun. 2018.

EVARISTO, C. Da grafia-desenho de minha mãe um dos lugares de nascimento da minha escrita. In: ALEXANDRE, M. A. (Org.). Representações performáticas brasileiras: teorias, práticas e suas interfaces. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2007. p. 16-21.

GOMES, Nilma Lino. O movimento negro educador. Saberes construídos na luta por emancipação. Petrópolis, RJ: vozes, 2017.

OLIVEIRA, Eduardo D. “Epistemologia da Ancestralidade”. Entrelugares: Revista de Sociopoética e Abordagens Afins, v. 1, 2009.

PEREIRA, R. A. Corpo-memória: pesquisa ativista, escrevivência, ação estético-política. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências da Arte) – Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 2018.

RIBEIRO, Pedro; PITASSE, Mariana. “Ser escritora não rompe com o imaginário em relação às mulheres negras”. 2020. Disponível em: Link de Referência. Acesso em: 05 maio 2022.

RODA VIVA. Entrevista com Muniz Sodré. 2012. (1h22min). Disponível em: Link de Referência. Acesso em: 01 maio 2022.

SODRÉ, Muniz. Reinventando a educação: diversidade, descolonização e redes. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

SANTOS, Boaventura de Sousa. “Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia dos saberes”. In: SANTOS; MENESES (orgs). Epistemologias do Sul. São Paulo. Cortez, 2010, p. 23-73.

TVBRASIL. 2018. (27m22s). Disponível O Trilha de Letras recebe a escritora Conceição Evaristo | Programa Completo. em: Link de Referência. Acesso em: 09 maio 2022.

Downloads

Publicado

2024-05-22