Conhecimento dos vestibulandos sobre a USP

e divulgação dos cursos de graduação dos campos de Bauru

Autores

  • João Augusto Magalhães Neto
  • Mariana Rosolen Gomes
  • Maria Lívia Rodrigues de Menezes
  • Wanderson Tosta Junior
  • Camily Bocardo Rodrigues
  • Bruna de Mello Silva
  • Sofia Carvalho Siqueira
  • Guilherme Alves Bezerra
  • Thayná Teodoro da Silva
  • Gabriel Bertho Zimiani
  • Paula Ferraz de Andrade
  • Isabella Dorigheto de Souza
  • Eduardo Lista Francisco
  • Fernanda Laudares Silva Zordan
  • Andreza Peres Justo
  • Luana Moreira de Melo
  • Yasmin Gabrielly Miranda da Cunha
  • Ana Carolina Magalhães
  • Gabriel Costa da Silva

DOI:

https://doi.org/10.18554/6y5qpf92

Palavras-chave:

conhecimento, universidade, faculdade, ingresso, Bauru, Fuvest

Resumo

O seguinte projeto teve como objetivo realizar uma pesquisa com os alunos do ensino médio (preferencialmente do 3°ano) de escolas privadas e públicas da cidade de Bauru-SP, a fim de avaliar os seus conhecimentos a respeito da Universidade de São Paulo (USP), suas formas de ingresso e opções de cursos de graduação, em especial os oferecidos no campus da cidade, onde realizou-se a pesquisa (Faculdade de Odontologia de Bauru). Para isso, foram feitos dois formulários contendo as mesmas perguntas: o primeiro foi aplicado aos alunos antes de qualquer informação ser transmitida, a fim de avaliar o conhecimento inicial; o segundo foi aplicado após uma pequena palestra com material visual sobre as informações questionadas no formulário. Como resultados parciais, temos que existem diferenças entre os dados de alunos de escolas públicas e privadas e, de modo geral, a pesquisa teve bom impacto no conhecimento dos alunos e no aumento de interesse pelo ingresso na USP.

Referências

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Resumo Técnico: Censo Escolar da Educação Básica 2021. Disponível em: https://download.inep.gov.br/censo_escolar/resultados/2021/apresentacao_coletiva.pdf

LAFFIN, M. Princípios explicativos do Programa de Educação Tutorial. In Programa de Educação Tutorial: Estratégia para o desenvolvimento da graduação. Brasília: Ministério da Educação, 2007.

NASCIMENTO, F. S. et al. Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM: um olhar dos discentes do 3° ano do ensino médio e sua preparação para o ingresso no ensino superior. Educação em Revista, Marília, v. 14, n. 2, p. 69-92, Jul-Dez, 2013.

NASCIMENTO, T. G. V.; PENA, A. C. C.; SILVA, A. C. A. A.; SALES, S. L.; PÍCOLI, R. A.; FABRINO. D. L. Análise do nível de conhecimento e motivação de alunos do ensino médio rumo ao ensino superior: Projeto Diálogos sobre o que Significa Cursar Engenharia. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 6, n. 1, p. 7-13, 2015.

SOUZA, G. K. A. Expectativas de estudantes concluintes do ensino médio no recôncavo da Bahia: (Re) construindo laços da Escola Pública à Universidade. 2013. 73p. Trabalho de Conclusão de Curso (Serviço Social) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Cachoeira (BA), Disponível em: https://ufrb.edu.br/servicosocial/tccs/category/5-tcc20131?download=67:greyssy-kelly-arajo-de-souza

PEDROSO, M. M. A perspectiva de acesso ao ensino superior entre estudantes da rede pública de Porto Alegre: Análise de contextos disposicionais e motivações. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre (RS), 2020. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/220480

TEIXEIRA, C. F. Expectativas de jovens de camadas sociais distintas do município de Limeira-SP em relação ao ensino superior. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas (SP), 2019. Disponível em: https://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/handle/123456789/15562

TEIXEIRA, C. F.; PIRES, A. Nível de informação e conhecimento sobre políticas de inclusão no ensino superior: o caso de estudantes de camadas sociais distintas do município de Limeira-SP. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 23, n. 2, p. 506–533, 2021.

Downloads

Publicado

2025-06-27

Como Citar

Conhecimento dos vestibulandos sobre a USP: e divulgação dos cursos de graduação dos campos de Bauru. Revista PET Brasil , [S. l.], v. 5, n. 01, p. 58 a 65, 2025. DOI: 10.18554/6y5qpf92. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/7332. Acesso em: 15 jul. 2025.