30 minutos de histórias, um programa de entrevistas

Autores

  • Gustavo Henrique Rubik Universidade Federal de Santa Catarina
  • Mateus Freitas Borsatti Universidade Federal de Santa Catarina
  • Yasmin Fernandes Universidade Federal de Santa Catarina
  • Isabela Martini Pereira Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.18554/pet.v2i01.7335

Palavras-chave:

30 Minutos de Histórias, Projeto de Extensão de Entrevistas, Programa de Educação Tutorial de História, História Pública

Resumo

Esse artigo é composto por um relato de caso de um dos projetos de extensão do PET História da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC): o “30 minutos de histórias”. Um programa de entrevistas que surge durante a pandemia de COVID-19 como uma possibilidade de efetivar o tripé do Programa de Educação Tutorial: ensino, pesquisa e extensão. Abordando as temáticas de História Urbana de Florianópolis, Ensino de História, (Re)contando a história e Floripa Invertida, todas disponibilizadas no canal do Youtube “PET História UFSC” e demais redes sociais. O projeto obteve sucesso e que é um exemplo para outros PETs Brasil afora.

Referências

ABUD, Kátia Maria. A Construção de uma Didática da História: algumas ideias sobre a utilização de filmes no ensino. História, São Paulo, v. 22, n. 1, 2003. DOI: Link de Referência.

BOVO, Cláudia Regina; PINHEIRO, Marcos Sorrilha. História pública e virtualidade: experiências de aprendizagem híbrida no ensino de História. Revista História Hoje, v. 8, n. 16, 2019, p. 113-134. DOI: Link de Referência.

CARVALHO, Bruno Leal Pastor de. Onde fica a autoridade do historiador no universo digital? In: MAUAD, Ana Maria; SANTHIAGO, Ricardo; BORGES, Viviane Trindade (Org.). Que história pública queremos? São Paulo: Letra e Voz, 2018, p. 169-174. DOI: Link de Referência.

CERTEAU, Michel de. A Operação Historiográfica. In: CERTEAU, Michel de. A Escrita da História. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1982.

LIDDINGTON, Jill. O que é História Pública? In: ALMEIDA, Juniele Rabêlo de Almeida; ROVAI, Marta Gouveia de Oliveira (Org.) Introdução à História Pública. São Paulo: Letra e Voz, 2011, p. 31-52.

MAUAD, Ana Maria; DUMAS, Fernando. Fontes orais e visuais na pesquisa histórica: Novos métodos e possibilidades narrativas. In: ALMEIDA, Juniele Rabêlo de Almeida; ROVAI, Marta Gouveia de Oliveira (Org.) Introdução à História Pública. São Paulo: Letra e Voz, 2011, p. 81-96.

PET História UFSC. 30 Minutos de histórias - S01 - História Urbana. YouTube, 08 de novembro de 2020. Disponível em: Link de Referência.

PET História UFSC. 30 Minutos de histórias - S02 - Ensino de História. YouTube, 13 de maio de 2021. Disponível em: Link de Referência.

PET História UFSC. 30 Minutos de histórias - S03 - (Re)contando a História. YouTube, 13 de janeiro de 2022. Disponível em: Link de Referência.

RÜSEN, Jörn. História Viva: Teoria Histórica III: formas e funções do conhecimento histórico. Brasília: UnB, 2007.

SANTHIAGO, Ricardo. Pode-se falar de uma história pública brasileira? In: MAUAD, Ana Maria; SANTHIAGO, Ricardo; BORGES, Viviane Trindade (Org.). Que história pública queremos? São Paulo: Letra e Voz, 2018, p. 307-314. DOI: Link de Referência.

ZAHAVI, Gerald. Ensinando história pública no século XXI. In: ALMEIDA, Juniele Rabêlo de Almeida; ROVAI, Marta Gouveia de Oliveira (Org.) Introdução à História Pública. São Paulo: Letra e Voz, 2011, p. 53-64.

Downloads

Publicado

2024-05-22

Edição

Seção

Relatos de casos