Promovendo aprendizagem significativa em matemática
o projeto p´re-cálculo do grupo PET Engenharia Mecânica
DOI:
https://doi.org/10.18554/m82a7897Palavras-chave:
base sólida, continuidade, adesão, aprendizagem significativaResumo
A pandemia de COVID-19 afetou o ensino de Matemática, essencial para a Engenharia. Para suprir essa lacuna, o Grupo PET Engenharia Mecânica de Guaratinguetá criou o projeto Pré-cálculo, reforçando conceitos de alunos ingressantes na FEG após a pandemia. Implementado em 2022, ofereceu aulas com pontuação extra. A avaliação indicou redução na retenção, estimulando sua continuidade e possível institucionalização.
Referências
BOTO, Carlota. A educação e a escola em tempos de coronavírus. Jornal da USP, São Paulo, 2020. Disponível em: https://jornal.usp.br/artigos/a-educacao-e-a-escola-em-tempos-de-coronavirus/ . Acesso em: 18/05/2023.
CARDOSO, Cristiane Alves; FERREIRA, Valdivina Alves; BARBOSA, Fabiana Carla Gomes. (Des)igualdade de acesso à educação em tempos de pandemia: uma análise do acesso às tecnologias e das alternativas de ensino remoto. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 7, n. 3, p. 38-46, 2020. Disponível em: http://www.periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/929. Acesso em: 17/05/2023.
Organização Mundial da Saúde. (2020). Pandemia de doença por coronavírus (COVID-19). Disponível em: https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019. Acesso em: 17/05/2023.
CORDEIRO, Jaime. Didática. 10ª ed. Petrópolis: Vozes, 2017.