Promovendo aprendizagem significativa em matemática

o projeto p´re-cálculo do grupo PET Engenharia Mecânica

Autores

  • Leonardo Braga UNESP
  • Tiago Celestino
  • Pedro Pedran
  • Daniel Julien

DOI:

https://doi.org/10.18554/m82a7897

Palavras-chave:

base sólida, continuidade, adesão, aprendizagem significativa

Resumo

A pandemia de COVID-19 afetou o ensino de Matemática, essencial para a Engenharia. Para suprir essa lacuna, o Grupo PET Engenharia Mecânica de Guaratinguetá criou o projeto Pré-cálculo, reforçando conceitos de alunos ingressantes na FEG após a pandemia. Implementado em 2022, ofereceu aulas com pontuação extra. A avaliação indicou redução na retenção, estimulando sua continuidade e possível institucionalização.

Referências

BOTO, Carlota. A educação e a escola em tempos de coronavírus. Jornal da USP, São Paulo, 2020. Disponível em: https://jornal.usp.br/artigos/a-educacao-e-a-escola-em-tempos-de-coronavirus/ . Acesso em: 18/05/2023.

CARDOSO, Cristiane Alves; FERREIRA, Valdivina Alves; BARBOSA, Fabiana Carla Gomes. (Des)igualdade de acesso à educação em tempos de pandemia: uma análise do acesso às tecnologias e das alternativas de ensino remoto. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 7, n. 3, p. 38-46, 2020. Disponível em: http://www.periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/929. Acesso em: 17/05/2023.

Organização Mundial da Saúde. (2020). Pandemia de doença por coronavírus (COVID-19). Disponível em: https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019. Acesso em: 17/05/2023.

CORDEIRO, Jaime. Didática. 10ª ed. Petrópolis: Vozes, 2017.

Downloads

Publicado

2025-06-27

Como Citar

Promovendo aprendizagem significativa em matemática: o projeto p´re-cálculo do grupo PET Engenharia Mecânica. Revista PET Brasil , [S. l.], v. 5, n. 01, p. 46–50, 2025. DOI: 10.18554/m82a7897. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/7337. Acesso em: 15 jul. 2025.