Comunicação e relacionamentos
Lidando com sentimentos e emoções na escola
DOI:
https://doi.org/10.18554/pet.v3i02.7338Palavras-chave:
Comunicação Não Violenta, Atitudes Positivas, EnsinoResumo
A proposta apresentada neste trabalho faz parte das atividades de ensino vinculadas ao PET CNM da UFTM, em parceria com a Escola do Avesso College a partir do tema: “Ser no mundo: comunicação não-violenta”. Foram atendidos cinquenta (50) estudantes do Ensino Fundamental II, dispostos em uma única turma, a partir de um cronograma composto por aulas quinzenais, às terças feiras, com duas horas de duração cada uma. O conteúdo temático partiu de uma pesquisa documental na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e se baseou nos estudos de Marshall B. Rosenberg e Paulo Freire. Para as aulas foram utilizadas práticas e metodologias ativas com a intenção de estimular a interação e facilitar uma aprendizagem significativa entre os participantes. O desenvolvimento do projeto oportunizou aos acadêmicos dos cursos de licenciatura oportunidades de vivenciarem a prática do trabalho interdisciplinar trabalhando situações que colaboraram para a formação de crianças e jovens mais motivados e sensibilizados, ao realizarem reflexões e compreenderem conceitos capazes de promover mudanças de atitudes, contribuindo para melhorias intrapessoais e interpessoais.
Referências
ANDRADE, F. B. Comunicação e Relacionamento: lidando com sentimentos e emoções na escola. Projeto de Ensino, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. Uberaba, 2023.
ESCOLA DO AVESSO. Bem-vindo ao Sistema Bawariano de ensino. [s.d.]. Disponível em: https://www.escoladoavesso.com.br/. Acesso em: 20 de jul. 2023.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, v. 19897, 2022.
ROSENBERG, Marshall B. Comunicação não-violenta: técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais. Editora Ágora, 2006.