Consumo ou consumismo eis a questão! Educação financeira para o ensino médio integrado.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/zt1pgf60

Resumo

A Educação Financeira é uma temática necessária de ser discutida nos ambientes escolares, pois os conhecimentos adquiridos serão utilizados ao longo de toda vida. Esta pesquisa foi realizada no ProfEPT. Levou-se em consideração o objetivo traçado inicialmente de estimular os estudantes à prática da Educação Financeira, com foco no Consumismo. Foi levado em consideração o crescente aumento do endividamento entre os adolescentes no Brasil. A pesquisa buscou soluções para problemas enfrentados pela prática de hábitos de consumismo.

Biografia do Autor

  • Simone Nascimento, Instituto Federal do Triângulo Mineiro

    Possuo Graduação em Administração pela Universidade de Uberaba (2009). Graduação em Administração Pública pela Universidade Federal de Uberlândia- UFU, Pós-graduada em Gestão Pública pela faculdade Cândido Mendes ( 2020) e Mestra em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro. Atualmente sou Administradora na Universidade Federal do Triângulo Mineiro- UFTM, exercendo minhas atividades na Pró- Reitoria de Administração. 

  • Hugo Leonardo Pereira Rufino, Instituto Federal Do Triângulo Mineiro

    Possuo graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Goiás (2000), mestrado em Ciências pela Universidade Federal de Uberlândia (2004), doutorado em Ciências pela Universidade Federal de Uberlândia (2011) e pós-doutorado em Computação pela Universidade de Coimbra. Atualmente sou Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico, atuando nos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e nos programas de pós-graduação stricto sensu: Mestrado Profissional em Educação Tecnológica e Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT). Tenho interesse nas áreas: tecnologias educacionais, educação a distância.

Referências

ARAÚJO, F.; CALIFE, F. A história não contada da Educação Financeira no Brasil. In: ROQUE, J. (Org.). Otimização na recuperação de ativos financeiros. São Paulo: IBeGi, v. 2, 2014. cap. 1, p. 1-11.

ANDER-EGG, E. El taller una alternativa para la renovacíon pedagógica. Buenos Aires: Magistério, 1991.

BANCEN. Estratégia nacional de Educação Financeira (ENEF). 2011. Disponível em: https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/legado?url=https:%2f%2fwww.bcb.gov.br%2fpre%2fpef%2fport%2fenef.asp . Acesso em: 01 dez. 2022.

BAUMAN, Z. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadorias. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008. 17 f.

BAUMAN, Z. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2020. 258 f.

BAUMAN, Z. Globalização: as consequências humanas. Rio de Janeiro: Zahar, 1999. 138 f.

BAUMAN, Z. Vida em fragmentos – sobre a ética pós-moderna. Rio de Janeiro: Zahar, 2007. 247 F.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 16. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011

GIANNETTI DA FONSECA, Eduardo. O valor do amanhã. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

VEBLEN, T. A teoria da Classe Ociosa: Um estudo econômico das Instituições. Macmillan, 1899. Nova York. f. 81

VIEIRA, E. VOLQUIND, L (2002). Oficinas de ensino. O quê? Porquê? Como? Porto Alegre.

Downloads

Publicado

2025-06-27

Como Citar

Consumo ou consumismo eis a questão! Educação financeira para o ensino médio integrado. Revista PET Brasil , [S. l.], v. 5, n. 01, p. 29–45, 2025. DOI: 10.18554/zt1pgf60. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/7621. Acesso em: 15 jul. 2025.