Educação emocional no contexto escolar e suas implicações no cotidiano infantil

Autores

  • Ana Clara Pereira Universidade Federal do Espírito Santo
  • Mylene Aparecida Paulista Domingos Universidade Federal do Espírito Santo
  • Margarete Sacht Góes Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.18554/pet.v3i02.7885

Palavras-chave:

Emoções, Educação Infantil, Material educativo

Resumo

A motivação para a realização desta pesquisa surge a partir das experiências vivenciadas durante um projeto de extensão, de setembro a dezembro de 2022, no Centro Municipal de Educação Infantil – CMEI CB (Vitória/ES), como uma das propostas de atividades do Programa de Educação Tutorial Conexões de Saberes: Educação (PET EDU). Analisa o que é a Educação Emocional e os diferentes modos de explorá-la na Educação Infantil e busca descrevê-la, compreendendo como ela influencia na vida (atual e futura) das crianças. Reflete sobre como e por que as crianças aprendem a reconhecer suas emoções ao utilizar o material educativo “Quebra-cabeça dos sentimentos”. Caracteriza-se como uma pesquisa de caráter qualitativo e etnográfico. Por ser uma pesquisa em andamento, sua continuidade será no município de Serra/ES. Fundamenta-se teoricamente em Cardeira (2012), Behrens e Machado (2005), Marçal e André (2020) e, Almeida e Góes (2023). Finaliza apontando potencialidades de materiais educativos que promovam a educação emocional nas crianças pequenas.

Referências

ALMEIDA, Ronald de; GÓES, Margarete Sacht. O jogo como dispositivo de mediação para o ensino da Arte na Educação Infantil. Pró-Discente: Caderno de Produção Acadêmico-Científica. Vitória-ES, v. 29, n. 1, p. 172-191. 2023.

ANTUNES, Celso. Alfabetização emocional: novas estratégias. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

BEHRENS, Marilda Aparecida; MACHADO, Iliana Juracy de Amorim Biscaia. Os Saberes Docentes na Educação Emocional. Revista Diálogo Educacional, 2005. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/8018. Acesso em: 10 dez. 2022.

CARDEIRA, Ana Rita. Educação Emocional em Contexto Escolar. Psicologia.pt, 2012. Disponível em: https://www.psicologia.pt/artigos/textos/TL0296.pdf. Acesso em: 10 dez. 2022.

FARIA, Luísa. (2011). “Portugal” in Educación Emocional y Social – Analisis Internacional Informe Fundación Botin. pp. 33-46. Disponível em: http://www.fundacionbotin.org/analisis-internacional_plataformabotin_educacion.html. Acesso em: 10 dez. 2022.

FILLIOZAT, Isabelle. A inteligência do coração: a nova linguagem das emoções. 3. ed. Rio de Janeiro, RJ: Campus, 1998.

GARDNER, Howard. (2005). Inteligências múltiplas: a teoria na prática. Porto Alegre: Artmed.

GOLEMAN, Daniel. Inteligência emocional. 20. ed. Rio de Janeiro, RJ: Objetiva, 1995.

GOLEMAN, Daniel. (2003). Inteligência emocional (12.a ed.). Lisboa: Temas Editoriais.

MARÇAL, Cleunice; ANDRÉ, Tamara Cardoso. A Teoria das Emoções de Vigotski e as Obras do Programa Nacional da Biblioteca da Escola (PNBE) para Educação Infantil. Revista Pleiade, 2020. Disponível em: https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/654. Acesso em: 10 dez. 2022.

MOREIRA, Herivelto; CALEFFE, Luiz Gonzaga. Metodologia da Pesquisa para o Professor Pesquisador. 2.ed. Rio de Janeiro: Lamparina,

PEREIRA, Ana Clara; DOMINGOS, Mylene Aparecida Paulista. Educação Emocional na Educação Infantil: Implicações no cotidiano de um CMEI em Serra Espírito Santo. Anais Congresso de Estudos da Infância. Rio de Janeiro (RJ) UERJ, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/iv-congresso-de-estudos-da-infanciapoiesis-e-utopias-356311/680829-EDUCACAO-EMOCIONAL-NA-EDUCACAO-INFANTIL--IMPLICACOES-NO-COTIDIANO-DE-UM-CMEI-EM-SERRA-ESPIRITO-SANTO. Acesso em: 30 jan. 2024.

SANTANA, Fernanda; ZUCOLOTTO, Marcele Pereira da Rosa. A Importância Do Estudo Sobre As Emoções Para A Prática Pedagógica Na Educação Infantil. Research, Society and Development, 2019. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/2089/1732. Acesso em: 10 dez. 2022.

SANTOS, Wesley da Silva; MEDINA, Patricia. Orfandade Emocional: Uma Herança Refletida Nas Salas De Aula. Revista Observatório, 2019. Disponível em https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6458/15513. Acesso em: 10 dez. 2022.

Downloads

Publicado

2024-08-30