Desenvolvimento do jogo digital educativo “caminho do pólen”

Uma ferramenta para o incremento do conhecimento sobre polinização

Autores

  • Sofia Silva Nobre Mendes Universidade de Brasília
  • Yuri Oliveira Gomes Universidade de Brasília
  • Laura Barbosa Rodrigues Universidade de Brasília
  • Fernanda Paulini Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.18554/pet.v3i01.7895

Palavras-chave:

educação, estratégias pedagógicas, gamificação

Resumo

Os jogos digitais têm conquistado crescente relevância ao longo dos últimos anos, e seu uso em salas de aulas demonstra trazer inúmeros benefícios para o processo de aprendizado. Nesse contexto, o presente trabalho aborda o projeto, desenvolvimento e utilização do jogo educativo digital “Caminho do Pólen”, criado com entusiasmo por alunos do programa PETBio. O objetivo principal do jogo foi oferecer auxílio no ensino de polinização, por meio de uma experiência imersiva, engajadora e interativa aos estudantes. Os resultados preliminares obtidos a partir de formulários de avaliação, da mecânica e elementos do jogo indicaram que ele foi altamente eficiente no ensino sobre a polinização, se mostrando como uma estratégia pedagógica eficaz para o ensino de conceitos mais complexos.

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Publicado

2024-08-30