O compromisso das políticas públicas na permanência estudantil e no sucesso acadêmico

Autores

  • Josimeire Leandrini Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Luana Souza Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Matheus Machado Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Kauane Pare Universidade Federal da Fronteira Sul

DOI:

https://doi.org/10.18554/pet.v3i01.7916

Palavras-chave:

Ensino superior, programas, questionário, estudantes

Resumo

O ensino superior é uma oportunidade para os cidadãos realizarem cursos distribuídos em diversas áreas do conhecimento, mas devido a vários fatores interligados, o mesmo tem sido negligenciado. Em resposta a isso, uma das principais ações discutidas são os programas de permanência estudantil, que buscam formas de manter os estudantes na universidade. Em vista disso, é importante conhecer como é essa realidade atualmente, assim, o grupo PET realizou uma pesquisa com objetivo de apresentar os dados obtidos e discutir sobre os desafios de permanência estudantil enfrentados pelos acadêmicos de Universidades Públicas, o qual foi realizado através de um questionário, para o público alvo (estudantes de graduação, egressos e desistentes) a fim de abordar o tema da permanência estudantil nas universidades, o questionário foi respondido por 50 acadêmicos de Universidade públicas.

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Publicado

2024-10-28