A biologia além da ciência, a luz da arte trazida por ações do PETBio
DOI:
https://doi.org/10.18554/pet.v3i02.7921Palavras-chave:
Educação Ambiental, Arte, Ciências Biológicas, ConservaçãoResumo
A Arte e a Ciência, especialmente as Ciências Biológicas, são elementos que devem caminhar em harmonia. Reconhecendo a demanda dos estudantes e as deficiências no próprio curso, o PETBio - UFRGS adota uma abordagem que integra Ciência e Arte. Durante o período de 2021 a 2023, destacaram-se projetos como "Petzine I: Criações da Quarentena", que consistiu na produção de uma revista artística durante o isolamento; a participação na "Semana da Terra do Planetário" (2023) com atividades de educação ambiental; a "Exposição Fotográfica Entre Olhares no Vale" (2023), explorando a conexão natureza-arte pela fotografia; a "Palestra Arte como instrumento de sensibilização para a conservação de anfíbios" (2023), discutindo a promoção da conservação com o uso da arte; o "Minicurso Fotografando Anfíbios pelo Campus do Vale" (2023), ensinando e aplicando técnicas de fotografia; e o "Cinedebate - Uýra a Retomada da Floresta" (2023), exibindo documentário que une arte, conservação, ancestralidade e ciência. Conclui-se que a separação entre Arte e Ciência é cada vez menos justificável, e a integração desses campos é promissora para a educação ambiental e a formação de futuros biólogos conscientes e criativos. Espera-se que essa integração seja amplamente explorada, alcançando mais estudantes e contribuindo para uma formação profissional enriquecedora.
Referências
BARREIRA, M. M. L.; MARTINS, K. B. G. DA S. A Arte Como Instrumento Terapêutico sob o Enfoque da Gestalt-Terapia. Revista FSA, v. 14, n. 3, p. 193–208, 1 maio 2017.
CAMPELLO, B. S. Encontros científicos. In: CAMPELLO, B. S.; CENDÒN, B. V.; KREMER, J. M. (Org). Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2000.
CARLOS TULER, A. Ensinando com música: uma proposta para ensino de botânica criptogâmica: Teaching with music: a proposal for teaching cryptogamic botany. Revista Cocar, [S. l.], v. 17, n. 35, 2022.
DOBRANSZKY, D. de A. A fotografia entre a arte e a máquina. Studium, Campinas, SP, n. 21, p. 41–50, 2005.
FARIA, Paula Maria Ferreira de; DIAS, Maria Sara de Lima; CAMARGO, Denise de. Arte e catarse para Vigotski em Psicologia da Arte. Arquivos Brasileiros de Psicologia, Rio de Janeiro, v. 71, n. 3, p. 152-165, 2019 .
FERREIRA, F. R. Ciência e arte: investigações sobre identidades, diferenças e diálogos. Educação e Pesquisa, v. 36, n. 1, p. 261–280, 2010.
GOODSELL, D. S. Art as a tool for science. Nature Structural & Molecular Biology, v. 28, n. 5, p. 402–403, 2021.
GUTFREIND, C. F. Cinema e outras mídias: os espaços da arte na contemporaneidade. Contemporânea, v. 6, n. 1, p. 1-13, 2008.
HOFFMANN, C. et al. RELAÇÕES ENTRE AUTOCONCEITO PROFISSIONAL E PRODUTIVISMO NA PÓS-GRADUAÇÃO. Psicologia & Sociedade, v. 30, p. e167961, 2018.
LUMMERTZ, T. B.; FISCHER, M. L. O Teatro como ferramenta de promoção de Educação Ambiental. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 12, n. 5, p. 56–72, 2017.
MIERZWA, B. E. Communicating scientific concepts through art. Journal of Visual Communication in Medicine, v. 43, n. 2, p. 85–90, 2020.
MIERZWA, B. E.; GOODSELL, D. S. Picturing science: using art and imagination to explore new worlds. The Biochemist, v. 43, n. 5, p. 32–38, 7 set. 2021.
MORAIS, R. M. de; EUGÊNIO, B. G. A utilização do cordel como recurso nos trabalhos em ensino de ciências: uma revisão sistemática da literatura. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 1031–1047, 2021.
PEREIRA, N. S.; ITO, M. N.; NAKAGAKI, J. M.; CARVALHO, E. M. de. Ilustração científica: os caminhos entre a Arte e a Ciência. Revista on line de Extensão e Cultura - RealizAção, [S. l.], v. 4, n. 7, p. 111–119, 2017.
RAMOS, M. M. Fotografia e arte: demarcando fronteiras. Contemporânea, v. 7, n. 1, p. 129-142, 2009.
SALLA, R. F.; COSTA, M. J.; FERNANDES, H. L. Influência do sistema afetivo-emocional no aprendizado: valores culturais e mitificação dos anfíbios anuros. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 87–105, 2017.
SILVA E, M. DE C.; SILVA, P. S. Panorama da integração entre Arte e ensino de Ciências: análises quantitativa e qualitativa. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 38, n. 1, p. 346–375, 2021.
SILVA, R. P.; SILVA BATISTA, M. S. Arte e Educação Ambiental como Possibilidades de Desenvolvimento da Consciência Crítica. Educere et Educare, [S. l.], v. 11, n. 22, 2017.
SILVA, V. T. da; AOYAMA, E. M. Desafio da imagem: uso da fotografia no processo de ensino-aprendizagem de botânica. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 616–638, 2021.
SILVERIO, L. R. .; MÜLLER, F. Seres imaginários: entrelaçando arte ao ensino de literatura e biologia. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 798–816, 2021.
TENÓRIO, E. A. & SILVA SANTOS, I. C. Contribuições Das Artes Visuais Na Educação Infantil. Orientadora: Prof.ª. Ms. Aline S. Ferreira Aderne. Artigo requisito para Trabalho de Conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió/AL, 2019.
VARGAS, N. D. Efeito da coloração do sapinho-de-barriga-vermelha Melanophryniscus cambaraensis na percepção de sua impalatabilidade por predadores. Orientador: Márcio Borges Martins. 2017. 51 p. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS, 2017.
YAMAMURA, M. H.; SOUZA, M. I. P. de O. O ensino de fotografia no curso de Medicina Veterinária. Semina: Ciências Agrárias, [S. l.], v. 30, n. 2, p. 461–470, 2009.