O impacto das visitas técnicas na formação dos discentes de nível médio-técnico e superior na área da computação

Autores

  • Rafaela Oliveira Lorenzeto Braga
  • Felipe Pacheco Siqueira
  • Bruno La Gatta Oliveira
  • Gabriel Medeiros Macedo
  • Gabriel Ribeiro Passos
  • Iuri Sousa Werneck Pereira
  • Marcelo Augusto Corrêa Cesário Vasques de Lima
  • Victor de Souza Vilela da Silva

DOI:

https://doi.org/10.18554/pet.v3i02.7963

Palavras-chave:

Visita técnica; Planejamento de visita técnica; Integração com companhias.

Resumo

As visitas técnicas desempenham um papel crucial no desenvolvimento educativo e profissional, oferecendo aos participantes a oportunidade de adquirir conhecimentos e experiência relacionados com um determinado domínio ou setor e de ver na prática como funciona um ambiente de trabalho do curso escolhido. Algumas das vantagens são: aprendizagem prática, expansão do conhecimento, criação de redes e ligações profissionais, estimulação da criatividade e inovação, motivação, envolvimento e complementação curricular. Este artigo propõe mostrar como as visitas técnicas podem ser relevantes e enriquecedoras na vida acadêmica de um estudante. E com os resultados podemos perceber que a grande maioria dos alunos tiveram experiências positivas e viram como utilizam os conhecimentos adquiridos na faculdade no ambiente de trabalho.

Referências

CARVALHO, C. R.; BARROS, R. O.; REIS, E. P.; ARAÚJO, L. B.; SOUSA, H. M. H. O Programa de Educação Tutorial (Pet) no contexto da crise econômica brasileira. v. 1, n. 15, 5 fev. 2018.

CHAER, Galdino; DINIZ, Rafael Rosa Pereira; RIBEIRO, Elisa Antônia. A técnica do questionário na pesquisa educacional. Revista Evidência, v. 7, n. 7, 2012.

CUNHA, W. T. Visita técnica como campo de prática e perspectiva de atuação. Ensino em Foco, v. 1, n. 1, 27 fev. 2018.

MONEZI, Carlos A.; ALMEIDA FILHO, Carlos O. Corrêa de. A visita técnica como recurso metodológico aplicado ao curso de engenharia. COBENGE, [s. l.], 2005.

Downloads

Publicado

2024-10-28