EXPERIÊNCIAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE DISCENTES NO PROJETO CONTAÇÃO DE HISTÓRIA

PET-PEDAGOGIA (UFPI)

Autores

  • Ranaísa Braga da Silva Universidade Federal do Piauí
  • Hítalo Silva Próspero Universidade Federal do Piauí
  • Kédhyma Cabral França Universidade Federal do Piauí
  • Hilda Mara Lopes Araujo Universidade Federal do Piauí

Palavras-chave:

Formação Inicial, Experiência, Prática Pedagógica

Resumo

O presente artigo objetivou proporcionar vivências da realidade profissional no ambiente escolar a partir do Projeto “Uma viagem no mundo do ‘faz de conta”: contar histórias como intervenção socioeducativa a partir do imaginário infantil”. Articulou-se ao processo formativo nas etapas da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, guiou-se pela abordagem qualitativa, e os resultados alcançados proporcionaram aprendizados para a profissão do ser professor, em destaque para: planejamento, práticas pedagógicas.

Referências

BONDÍA, J. L. (2002). Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, (19), Jan/Fev/Mar/Abr.

BRASIL. Ministério da Educação. (2018). Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Superior. Departamento de Modernização e Programas da Educação Superior. Coordenação Geral de Relações Acadêmicas de Graduação. (2006). Programa de Educação Tutorial – PET: Manual de Orientações Básicas. Brasília.

COSTA, M. L. (2023). A contação de histórias na educação infantil: Da superação do preconceito ao respeito à diversidade. In ARAUJO, H. M. L. (Org.), Contação de história para crianças: um caminho lúdico de múltiplas possibilidades (pp. 37-47). Teresina: EDUFPI.

FRANCO, M. A. R. S. (2016). Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 97(247), 534-551.

SILVA, R., PRÓSPERO, H., & FRANÇA, K. (2024). Experiências na formação inicial de discentes no projeto contação de história - PET/Pedagogia/UFPI. Revista PET Brasil, 3(1), out.

LÜDKE, M., & ANDRÉ, M. E. D. A. (1986). Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU.

MARTINS, E. S., & FRANÇA, T. M. S. (2020). Os registros da ação docente no período do estágio supervisionado: uma experiência formativa. Revista Práxis Educacional, 16(43), 51-68. Edição Especial, Vitória da Conquista, Bahia.

MINAYO, M. C. S. (Org.). (2001). Pesquisa social: Teoria, método e criatividade (18ª ed.). Petrópolis: Vozes.

PIMENTA, S. G. (2002). Professor reflexivo: construindo uma crítica. In PIMENTA, S. G., & GHEDIN, E. (Orgs.), Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito (4ª ed.). São Paulo: Cortez.

SACRISTÁN, J. G. (1996). Plano do currículo, plano do ensino: o papel dos professores/as. In SACRISTÁN, J. G., & GÓMEZ, A. I. P., Compreender e transformar o ensino (4ª ed., pp. 197-223). São Paulo: Artmed.

TARDIF, M. (2002). Saberes docentes e formação profissional (17ª ed.). Petrópolis, RJ: Vozes.

VÁZQUEZ, A. S. (1997). Filosofia da práxis (2ª ed., Trad. Luiz Fernando Cardoso). Rio de Janeiro: Paz e Terra.

ZABALA, A. (1998). A prática educativa: unidades de análise. In ZABALA, A., A prática educativa (pp. 13-25). Porto Alegre: Artmed.

Downloads

Publicado

2024-10-08