ACOLHIDA AO PETIANO

UMA PROPOSTA DE RECEPÇÃO AOS INTEGRANTES DO PET CIÊNCIA NA UNIFAL- MG

Autores

  • Evaldo Vilela da Silva Filho Universidade Federal de Alfenas
  • Gabriela Zauli de Souza Santos Universidade Federal de Alfenas
  • Isabela de Almeida Vanderlei Universidade Federal de Alfenas
  • Isabella Cristina Azarias Pinto Universidade Federal de Alfenas
  • Isabelle Ferreira Universidade Federal de Alfenas
  • Jennifer Alves da Silva Moreira Universidade Federal de Alfenas
  • João Victor de Melo Universidade Federal de Alfenas
  • Júlia Cristina Oliveira de Souza Universidade Federal de Alfenas
  • Laura Ferlin Viana Universidade Federal de Alfenas
  • Luiz Felippe Santos Marinello Universidade Federal de Alfenas
  • Marcela Corrêa de Figueiredo Universidade Federal de Alfenas
  • Maria Laura Alves Nagae Teixeira Universidade Federal de Alfenas
  • Matheus Vasconcellos Mistura Universidade Federal de Alfenas
  • Milena Zauli Silva Universidade Federal de Alfenas
  • Sabrine Vitoria Vital Universidade Federal de Alfenas
  • Vinícius Bocamino Trevizan Universidade Federal de Alfenas
  • Adriana Maria Imperador Universidade Federal de Alfenas

Palavras-chave:

Programa de educação tutorial, Acolhimento, Integração

Resumo

O projeto Acolhida PET foi criado para integrar os novos membros da Equipe PET Ciência antes da primeira reunião oficial. Seu objetivo principal é garantir uma integração eficaz ao grupo. Para avaliar o desempenho do projeto, um formulário foi distribuído a membros antigos e novos. A pesquisa revelou que 79% dos participantes consideraram que o projeto proporcionou aprendizados significativos, demonstrando alta satisfação. Esses resultados indicam um impacto positivo, sugerindo a continuidade do projeto.

Referências

AQUINO, Estela M. L. et al. Medidas de distanciamento social no controle da pandemia de COVID-19: potenciais impactos e desafios no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, [s. l.], v. 25, n. 1, p. 2423-2446, jun. 2020. Disponível em: Link de Referência. Acesso em: 20 jan. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Edital Nº 05. Programa Educacional Tutorial PET 2009. Disponível em: Link de Referência. Acesso em: 20 jan. 2024.

HOUVÈSSOU, Gbènankpon Mathias et al. Medidas de contenção de tipo lockdown para prevenção e controle da COVID-19: estudo ecológico descritivo, com dados da África do Sul, Alemanha, Brasil, Espanha, Estados Unidos, Itália e Nova Zelândia, fevereiro a agosto de 2020. Epidemiologia e Serviços de Saúde, Brasília, v. 30, n. 1, p. 1-12, 2021. Disponível em: Link de Referência. Acesso em: 20 abr. 2024.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA (MEC). Manual de orientações – PET. [S. l.: s. n.], [s. d.]. Disponível em: Link de Referência. Acesso em: 19 jan. 2024.

MULLER, Angélica. Qualidade no ensino superior: a luta em defesa do Programa Especial de Treinamento. Rio de Janeiro: Garamond, 2003. Acesso em: 20 jan. 2024.

PIRES, André. A COVID-19 e a educação superior no Brasil: usos diferenciados das tecnologias de comunicação virtual e o enfrentamento das desigualdades educacionais. Educación, [s. l.], v. 30, n. 58, p. 83-103, abr. 2021. Disponível em: Link de Referência. Acesso em: 20 jan. 2024.

SOUZA, Alex Sandro Rolland et al. Aspectos gerais da pandemia de COVID-19. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil, Recife, v. 21, n. 1, p. 547-564, fev. 2021. Disponível em: Link de Referência. Acesso em: 20 jan. 2024.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS (UNIFAL). PET. [S. l.: s. n.], [s. d.]. Disponível em: Link de Referência. Acesso em: 19 jan. 2024.

WHO. Origins of the SARS-CoV-2 virus. WHO, 2021. Disponível em: Link de Referência. Acesso em: 20 jan. 2024.

Downloads

Publicado

2024-10-08