AÇÕES DE INTEGRAÇÃO COM OS CURSOS DE GEOGRAFIA DO CPTL
Palavras-chave:
Geografia, Integração, Programa de educação tutorialResumo
O Programa de Educação Tutorial tem como uma característica a interação entre os bolsistas e os discentes e docentes dos cursos de graduação e pós-graduação. Nosso objetivo foi realizar uma análise retrospectiva, entre os anos de 2013 a 2022, buscando identificar as ações do PETGeografia, que tiveram caráter integrador com a comunidade acadêmica da Geografia, utilizando como metodologia os relatórios das atividades dos últimos 10 anos. Foi constatada uma atuação integrada do PET-Geografia com a comunidade acadêmica Geográfica da UFMS/CPTL.
Referências
ALMEIDA, R. A. PET-Geografia/UFMS (1988-2017): Histórico, propósitos e realizações. Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros, Seção Três Lagoas, p. 243-253, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Programa de Educação Tutorial. Manual de Orientações Básicas - versão 2006. Disponível em: Link de Referência. Acesso em: 28 julho 2023.
DINIZ, C. V. A. et al. Análise do impacto que atividades do PET em engenharia elétrica da UFCG podem ter na pós-graduação. Anais III CONAPESC... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: Link de Referência. Acesso em: 28/07/2023.
NASCIMENTO, M. M. et al. Programa de Educação Tutorial: ações do PET-Biomecânica e PET-Educação Física, na região do Sertão de Pernambuco-PE. Conexões, v. 17, p. e019030–e019030, 2019. Link de Referência.
NOGUEIRA, M. S. et al. A percepção dos discentes dos cursos de graduação em Geografia, da UFMS Campus de Três Lagoas, sobre a atuação do grupo PET-Geografia. Revista Eletrônica do Programa de Educação Tutorial - Três Lagoas/MS, v. 5, n. 5, p. 161–180, 6 dez. 2023. Link de Referência.
OLIVEIRA, J. Novo corte de verbas deixa universidades federais alarmadas. 12 ago. 2016. Estado de Minas. Disponível em: Link de Referência. Acesso em: 24 jan. 2024.
PINHEIRO, F. V. S. et al. Programa de Educação Tutorial: uma análise retrospectiva das ações realizadas para auxiliar na formação pessoal e profissional dos alunos do curso de Sistemas de Informação. In: ANAIS DO XXX WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO, 31 jul. 2022. Anais do Workshop sobre Educação em Computação (WEI) [...]. [S. l.]: SBC, 31 jul. 2022. p. 61–72. DOI 10.5753/wei.2022.223183. Disponível em: Link de Referência. Acesso em: 24 jan. 2024.
SANTOS, G. Q. et al. Entrevista com Rosimeire Aparecida de Almeida: tutora do PET Geografia (UFMS/CPTL) de 2016 a 2022. Revista Eletrônica do Programa de Educação Tutorial - Três Lagoas/MS, v. 5, n. 5, p. 368–387, 6 dez. 2023. Link de Referência.