Entretenipet

Projeto do grupo PET Medicina Veterinária voltado para a promoção da saúde mental

Autores

  • Beatriz Araujo dos Santos Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Daniela Dutra de Oliveira Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Isabela Beatriz da Silva Gomes Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Victor Hugo De Maria Paura de Souza Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Maria Thereza Ferreira de Siqueira Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Milena Soares Pinto Merat Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Vitória Gonçalves Magalhães Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Caroline da Silva Almeida Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Luiza Lessa de Oliveira da Silva Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Isabele da Costa Angelo Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.18554/pet.v4i01.8107

Palavras-chave:

estresse, burnout, lazer

Resumo

A síndrome de Burnout foi definida por um psiquiatra em 1974 e atualmente tem sido muito discutida por médicos veterinários. O Burnout está relacionado ao esgotamento físico e emocional, gerando problemas de saúde e transtorno de ansiedade em profissionais que são sobrecarregados em suas tarefas. O objetivo deste estudo é mostrar a relevância de medidas que possam minimizar a pressão induzida pelas responsabilidades da área da saúde, através do “EntreteniPET”, um projeto criado pelo grupo PET Medicina Veterinária, que busca por meio de suas atividades “Clube do livro” e “CinePET”, incentivar a reflexão social através da leitura com temas atuais, como também proporcionar momentos de lazer e descontração.

Referências

BARWALDT, E. T., et al. Reflexos da sociedade e a síndrome de Burnout na medicina veterinária: revisão de literatura. Brazilian Journal of Health Review, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 2–14, 2020. DOI: 10.34119/bjhrv3n1-001.

BRASIL. Ministério da Saúde. Síndrome de Burnout: causas, sintomas, tratamentos, diagnóstico e prevenção. Disponível em: http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/saude-mental/sindrome-de- burnout.

HAFEN, M.Jr.; REISBIG, A.M.J.; WHITE, M.B.; RUSH, B.R. Predictors of depression and anxiety in the first-year veterinary students: a preliminar report. Journal of Veterinary Medical Education, v.33, p.432-440, 2006. DOI: 10.3138/jvme.33.3.432

HUANG, Y.; SHEUE-MEI, C. Academic and cocurricular involvement: their relationship and the best combinations for student growth. Journal of College Student Development. Washington, vol. 45, n. 4, pp. 391-406, 2004. DOI: 10.1353/csd.2004.0049

MEIRA, L.H., MAIA, M.L.A., ANDRA, M.O., BRASILEIRO, A. A influência da qualidade do transporte público na rotina acadêmica: o caso da Universidade Federal de Pernambuco. In: XXVIII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes – ANPET. Curitiba, p. 12, 2014.

OLIVEIRA, N. D. F. A relevância da prática de leitura no contexto de pandemia e isolamento social. Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Bacharelado em Biblioteconomia). Natal, p. 50, 2021.

PEREIRA, E. M. A.; CORTELAZZO, A.L. Flexibilidade curricular: a experiência em desenvolvimento na Unicamp. Avaliação. Campinas, vol. 7, n. 4, pp. 115-128, 2003.

Downloads

Publicado

2024-11-20