Evasão no projeto Curso de Programação para Universitários

Desafios e oportunidades para melhorar a experiência dos alunos

Autores

  • Gustavo Montenegro Maia Chaves Universidade Federal da Paraíba
  • Alexandre Bezerra de Lima Universidade Federal da Paraíba
  • Abraão Homualdo Alves Moreira Universidade Federal da Paraíba
  • Gabriel Lima Lino de Araújo Universidade Federal da Paraíba
  • Aran Leite de Gusmão Universidade Federal da Paraíba
  • Ryann Carlos de Arruda Quintino Universidade Federal da Paraíba
  • Diego Luis Reis da Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Victor Pessoa Oliveira Ortins Universidade Federal da Paraíba
  • Vitória Cristhyna dos Santos Camelo Universidade Federal da Paraíba
  • Maria Eduarda Ribeiro Donato da Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Lucas Garrafielo Universidade Federal da Paraíba
  • Breno Henrique de Souza Lima Universidade Federal da Paraíba
  • Samantha Dantas Medeiros Universidade Federal da Paraíba
  • Lucas Gomes Dantas Universidade Federal da Paraíba
  • Daniel Moreira de Sousa Universidade Federal da Paraíba
  • Caio Rafael de Oliveira Pontes Universidade Federal da Paraíba
  • Ed Porto Bezerra Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.18554/pet.v4i01.8115

Palavras-chave:

Evasão, Curso, Programação, Remoto

Resumo

Este artigo analisa o índice de evasão dos alunos do projeto de extensão "Curso de Programação para Universitários" (CPU), realizado pelo PET Computação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que introduz universitários de variados cursos na computação. O método de ensino aplicado utilizou a linguagem Python e aulas online pelo Google Meet e Youtube. Um dos motivos principais para evasão foi o esforço exigido pelos cursos de graduação, além de problemas pessoais. Também houve dificuldade em assimilar os conteúdos das aulas, por ser o primeiro contato de muitos com a programação. Concluiu-se que o ensino remoto é viável, mas requer melhorias para combater a evasão.

Referências

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Publicado

2024-11-20