Evasão no projeto Curso de Programação para Universitários
Desafios e oportunidades para melhorar a experiência dos alunos
DOI:
https://doi.org/10.18554/pet.v4i01.8115Palavras-chave:
Evasão, Curso, Programação, RemotoResumo
Este artigo analisa o índice de evasão dos alunos do projeto de extensão "Curso de Programação para Universitários" (CPU), realizado pelo PET Computação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que introduz universitários de variados cursos na computação. O método de ensino aplicado utilizou a linguagem Python e aulas online pelo Google Meet e Youtube. Um dos motivos principais para evasão foi o esforço exigido pelos cursos de graduação, além de problemas pessoais. Também houve dificuldade em assimilar os conteúdos das aulas, por ser o primeiro contato de muitos com a programação. Concluiu-se que o ensino remoto é viável, mas requer melhorias para combater a evasão.
Referências
HOED, R. M. Análise da evasão em cursos superiores: o caso da evasão em cursos superiores da área de Computação. Dissertação (Mestrado) - Universidade de Brasília, Brasília, 2016. Disponível em: http://www.realp.unb.br/jspui/bitstream/10482/22575/1/2016_RaphaelMagalh%C3%A3esHoed.pdf. Acesso em: 16 jul. 2023.
PEREIRA, A.; SIMONETTO, E. de O. INDÚSTRIA 4.0: CONCEITOS E PERSPECTIVAS PARA O BRASIL. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, [S.I.], v. 16, n. 1, 2018. Disponível em: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/4938/pdf_808. Acesso em: 20 jul. 2023.
SILVA, J. R. da et al. Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no Curso de Medicina da UFRN. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MÉDICA, [S.I.], v. 39, n. 4, p. 537-541, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/pcg9J4jhSbxs9CWRjftshxP/?lang=pt&format=html. Acesso em: 18 jul. 2023.