Nivelamento em matemática

O projeto pré-cálculo do grupo PET da FEG-UNESP

Autores

  • Daniel Sampaio UNESP – Campus Guaratinguetá
  • Leonardo Braga UNESP – Campus Guaratinguetá
  • Maurício César Delamaro UNESP – Campus Guaratinguetá
  • Pedro Henrique Santos UNESP – Campus Guaratinguetá
  • Tiago Santos UNESP – Campus Guaratinguetá

DOI:

https://doi.org/10.18554/pet.v4i01.8120

Palavras-chave:

Solid base, Freshmen, Continuity, Meaningful Learning

Resumo

A pandemia de COVID-19 afetou a aprendizagem de Matemática no Ensino Básico,
comprometendo a formação para cursos de Engenharia. Em resposta, o Grupo PET criou o
projeto Pré-Cálculo, com o objetivo de reforçar conhecimentos matemáticos dos alunos
ingressantes. Implementado no primeiro semestre de 2024, o projeto ofereceu aulas e
exercícios práticos, além de bonificação em Cálculo I. Avaliações indicaram redução na
retenção em Cálculo I, comprovando o impacto positivo da iniciativa e incentivando sua
continuidade para fortalecer a formação dos futuros engenheiros e reduzir a evasão.

Referências

BOTO, Carlota. A educação e a escola em tempos de coronavírus. Jornal da USP, São Paulo,

Disponível em: https://jornal.usp.br/artigos/a-educacao-e-a-escola-em-tempos-decoronavirus/ . Acesso em: 31/10/2024.

CARDOSO, Cristiane Alves; FERREIRA, Valdivina Alves; BARBOSA, Fabiana Carla Gomes.

(Des)igualdade de acesso à educação em tempos de pandemia: uma análise do acesso às

tecnologias e das alternativas de ensino remoto. Revista Com Censo: Estudos Educacionais

do Distrito Federal, [S.l.], v. 7, n. 3, p. 38-46, 2020. Disponível em:

http://www.periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/929. Acesso em:

/10/2024.

Organização Mundial da Saúde. (2020). Pandemia de doença por coronavírus (COVID-19).

Disponível em: https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019. Acesso

em: 31/10/2024.

CORDEIRO, Jaime. Didática. 10ª ed. Petrópolis: Vozes, 2017.

Downloads

Publicado

2024-11-20