Combate à evasão e à retenção

Autores

  • Anna Lethycia de Almeida Lira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Gilberto Rodrigues dos Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Camila Peres de Souza Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Carolini Carvalho Nascimento Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Chrystian Miguel dos Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Déborah Melo Nubiato Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Flávia de Melo Leite Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Gabriela Lima Canassa Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Jeniffer Francisca dos Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Lucas Barreto Gomes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Tainara Silva Antunes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18554/pet.v4i01.8121

Resumo

Os processos de ensino e de aprendizagem da matemática apresentam constantes desafios para as instituições de ensino superior e técnico. Desta maneira, propor e executar estratégias educacionais que contribuam com o desenvolvimento dos discentes é essencial para o êxito desses processos. O presente trabalho tem como objetivo apresentar a atividade intitulada “combate à evasão e à retenção” prevista no planejamento do grupo pet matemática. Através dessa atividade, o grupo oferece monitorias aos estudantes do campus de três lagoas, da universidade federal de mato grosso do sul, que cursam disciplinas da área de matemática, em especial aos alunos do curso de licenciatura em matemática. Além de auxiliar os estudantes em suas dificuldades com as teorias das disciplinas, o grupo busca diagnosticar e suprir defasagens de aprendizado.

Palavras-chave: Ensino; monitoria; matemática.

Referências

CARVALHO JUNIOR, Arlindo Fernando Paiva de; BARBOSA, Lidiane Gonçalves; CASTRO, Leonardo Villela de. A relação entre as dificuldades na aprendizagem e a evasão de alunos na EaD: um estudo de caso. Revista Educação Pública, v. 21, nº 16, 4 de maio de 2021. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/16/a-relacao-entre-as-dificuldades-na-aprendizagem-e-a-evasao-de-alunos-na-ead-um-estudo-de-caso. Acesso em: 11 de Jul. 2023.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2004.

FRISON, Lourdes. Monitoria: Uma modalidade de ensino que potencializa a aprendizagem colaborativa e autorregulada. Rio Grande do Sul, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/WsS9BVxr8VXR796zcdDNcmM/#. Acesso em: 11 de Jul. 2023.

Downloads

Publicado

2024-11-20