Combate à evasão e à retenção
DOI:
https://doi.org/10.18554/pet.v4i01.8121Resumo
Os processos de ensino e de aprendizagem da matemática apresentam constantes desafios para as instituições de ensino superior e técnico. Desta maneira, propor e executar estratégias educacionais que contribuam com o desenvolvimento dos discentes é essencial para o êxito desses processos. O presente trabalho tem como objetivo apresentar a atividade intitulada “combate à evasão e à retenção” prevista no planejamento do grupo pet matemática. Através dessa atividade, o grupo oferece monitorias aos estudantes do campus de três lagoas, da universidade federal de mato grosso do sul, que cursam disciplinas da área de matemática, em especial aos alunos do curso de licenciatura em matemática. Além de auxiliar os estudantes em suas dificuldades com as teorias das disciplinas, o grupo busca diagnosticar e suprir defasagens de aprendizado.
Palavras-chave: Ensino; monitoria; matemática.
Referências
CARVALHO JUNIOR, Arlindo Fernando Paiva de; BARBOSA, Lidiane Gonçalves; CASTRO, Leonardo Villela de. A relação entre as dificuldades na aprendizagem e a evasão de alunos na EaD: um estudo de caso. Revista Educação Pública, v. 21, nº 16, 4 de maio de 2021. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/16/a-relacao-entre-as-dificuldades-na-aprendizagem-e-a-evasao-de-alunos-na-ead-um-estudo-de-caso. Acesso em: 11 de Jul. 2023.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2004.
FRISON, Lourdes. Monitoria: Uma modalidade de ensino que potencializa a aprendizagem colaborativa e autorregulada. Rio Grande do Sul, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/WsS9BVxr8VXR796zcdDNcmM/#. Acesso em: 11 de Jul. 2023.