Ciclos de seminários do pet biologia - UFMA (2022-2023)
Uma ferramenta de ensino e aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.18554/pet.v4i01.8123Palavras-chave:
atividades extracurriculares, biologia marinha, biotecnologia, ensino, problemas socioambientaisResumo
O Ciclo de Seminários Temáticos do PET Biologia da Universidade Federal do Maranhão é uma das atividades indispensáveis no planejamento do grupo. São priorizados temas pouco abordados nas disciplinas ou que estejam em evidência na área de biodiversidade. Os seminários são abertos e ministrados pelos petianos, normalmente em duplas, e tem grande impacto na formação destes e dos demais discentes do curso. Entre o final de 2022 e início de 2023, o PET Biologia promoveu três Ciclos de Seminários: o Ciclo de Biotecnologia, que ocorreu de forma remota, o Ciclo de Biologia Marinha e o Ciclo de Problemas Socioambientais, ambos realizados no Departamento de Biologia da universidade. A divulgação foi realizada pela página do Instagram do PET Biologia UFMA e contou com a participação massiva dos estudantes. Foram 171 participantes inscritos no Ciclo de Biotecnologia; 58 no de Biologia Marinha; e 71 no Ciclo de Problemas Socioambientais. Possivelmente, a maior adesão ao Ciclo de Biotecnologia deve-se à aplicação de forma remota. Durante os seminários muitos participantes demonstraram interesse, trouxeram questionamentos e curiosidades e fizeram sugestões para o aprimoramento da prática. A atividade se mantém no planejamento anual do grupo e tem gerado impactos positivos na comunidade acadêmica e entre os integrantes do PETBio UFMA.
Referências
ACOSTA-PEREIRA, Rodrigo; OLIVEIRA; Amanda Maria de; KOROLL, Luan. O Gênero
Seminário Acadêmico: Instâncias Constitutivas e Mediação Didático - Pedagógica. Revista
Caminhos da Linguística Aplicada, vol. 16, n. 01, p. 153-177, 2017.
FILHO, Adelmo dos Santos. JACINTO, Pablo Mateus dos Santos. O impacto das atividades
extracurriculares no desenvolvimento estudantil. Abatirá - Revista De Ciências Humanas e
Linguagens, vol. 2, n.3, p. 1- 524, 2021.
FIOR, Camila Alves; MERCURI, Elizabeth. Formação universitária e flexibilidade curricular:
importância das atividades obrigatórias e não obrigatórias. Revista Psicologia da Educação
PUC-SP, n. 29, p. 191-215, 2009.
PEREIRA, Alessandra Knoll; KOSHINO, Marcos Fernandes; FERREIRA, Talita Ribeiro;
ROCHA, Rudimar Antunes da. A importância das atividades extracurriculares universitárias para
o alcance dos objetivos profissionais dos alunos de administração da Universidade Federal de
Santa Catarina. Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, Edição especial, p.
-194, 2011.