Estudo da comunicação não-violenta em um grupo do programa PET Física
DOI:
https://doi.org/10.18554/q9r20f31Palavras-chave:
PET, Formação Docente, Comunicação Não-ViolentaResumo
Este trabalho relata a experiência de uma licencianda em Física, integrante do grupo do Programa de Educação Tutorial (PET) Física Licenciatura, ao participar de um grupo de estudos sobre Comunicação Não-Violenta (CNV) e os saberes adquiridos com essa interação. A iniciativa teve como objetivo promover o desenvolvimento de competências socioemocionais entre os integrantes do grupo e os graduandos, futuros professores. As atividades foram realizadas de forma remota durante a pandemia da COVID-19, em um período de isolamento social que expôs muitos estudantes a conflitos familiares. O relato busca expor o conceito da CNV e suas potenciais contribuições no ambiente escolar, destacando sua importância no manejo de conflitos e na promoção de uma cultura de respeito e empatia. Acredita-se que a prática da CNV pode auxiliar na criação de um ambiente mais colaborativo e compreensivo dentro da sala de aula, beneficiando tanto professores quanto alunos. Essa experiência mostrou-se relevante para a formação dos graduandos, proporcionando um olhar mais atento para o desenvolvimento emocional e social, aspectos fundamentais no exercício da docência.
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