Bot “PET descomplica”: ferramenta com inteligência artificial para orientação acadêmica

Autores

  • Mariana de Melo Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Luan Correia de Oliveira Universidade Federal da Paraíba
  • Bianca Marina Costa Nascimento Universidade Federal da Paraíba
  • Elizabeth Lins Leite Universidade Federal da Paraíba
  • Evilasio Vieira Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Estephany Vitoria Batista Cardoso Universidade Federal da Paraíba
  • Anthony Frutuoso da Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Lucimere de Souza Oliveira Universidade Federal da Paraíba
  • Rayssa Shirley de Lima Santos Universidade Federal da Paraíba
  • Pollyanna da Silva Soares Universidade Federal da Paraíba
  • Adailson Tulio Dos Santos Silva Universidade Federal da Paraíba
  • José Bruno Malaquias Universidade Federal da Paraíba
  • Daniel Duarte Pereira Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.18554/pet.v4i02.8247

Palavras-chave:

Robô, Inteligência Artificial, PET AgroBio

Resumo

Bots, ou robôs digitais, são ferramentas úteis, cada vez mais presentes no ambiente acadêmico, auxiliando discentes e docentes com serviços e esclarecimentos. No Centro de Ciências Agrárias da UFPB, em Areia, foi criado o “PET Descomplica”, uma parceria entre o PET AgroBio e o Laboratório de Entomologia, com o objetivo de orientar sobre serviços essenciais do campus. O chatbot superou as expectativas, oferecendo respostas rápidas e recebendo uma média de 4 (escala Likert 1-5). Avaliações indicaram 41% como ótimo, 33,33% bom, 16,66% razoável e 8,33% insatisfatório, confirmando sua eficiência, proximidade e satisfação no suporte.

Referências

AQUINO, Victor Hugo de Oliveira; ADANIYA, Mario Henrique Akihiko da Costa. Desenvolvimento e aplicações de Chatbot. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 34, n. esp., p. 56-68, jul. 2018. ISSN 2596-2809. Disponível em: Link de Referência. Acesso em: 18 jun. 2023.

EUROPEU, Parlamento. O que é a inteligência artificial e como funciona? Atualidade: Parlamento Europeu. 2023. Disponível em: Link de Referência. Acesso em: 17 jun. 2023.

HUSSAIN, Shafquat; AMERI SIANAKI, Omid; ABABNEH, Nedal. A survey on conversational agents/chatbots classification and design techniques. In: Web, Artificial Intelligence and Network Applications: Proceedings of the Workshops of the 33rd International Conference on Advanced Information Networking and Applications (WAINA-2019) 33. Springer International Publishing, 2019. p. 946-956.

LIKERT, R. (1932). A technique for the measurement of attitudes. Archives of Psychology, 22(140), 1-55.

MALAQUIAS, José Bruno. Robô gamificado com inteligência artificial como estratégia para o ensino em entomologia. Orientador: Prof. Me. Braian Veloso. 2021. 23 f. Trabalho de Conclusão de curso (Habilitação em Jogos e Gamificação na Educação) - Universidade Federal de São Carlos, [S. l.], 2021.

YIN, Jiaqi et al. Conversation technology with micro-learning: The impact of chatbot-based learning on students’ learning motivation and performance. Journal of Educational Computing Research, v. 59, n. 1, p. 154-177, 2021.

Downloads

Publicado

2025-01-28