O PET-Química da UFCG e o fortalecimento do curso de licenciatura em química através da relação entre ensino, pesquisa e extensão
DOI:
https://doi.org/10.18554/pet.v4i02.8252Palavras-chave:
Química, Educação Tutorial, Ensino-AprendizagemResumo
Os cursos de Ciências Exatas e da Natureza, incluindo Licenciatura em Química, apresentam alta evasão. Este trabalho reúne atividades do PET Química da Universidade Federal de Campina Grande, que integram ensino, pesquisa e extensão para reduzir a evasão na Licenciatura em Química. As atividades realizadas como seminários, palestras, cursos, apoio acadêmico (monitorias), pesquisas em laboratório ajudam no processo formativo dos envolvidos e fortalecem o curso de Licenciatura em Química.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n. 343, de 24 de abril de 2013. Altera dispositivos da Portaria MEC n. 976, de 27 de julho de 2010, que dispõe sobre o Programa de Educação Tutorial - PET. Diário Oficial da União, Brasília, DF, n. 79, p. 24-25, abr., 2013.
FARIAS, H. H.; MACEDO, A. D. M.; RAMOS, J. D. F.; SANTOS, J. C. O. Epoxidação metílica do óleo de mamona para síntese de biolubrificante. Educação, Ciência e Saúde, v. 8, n. 2, p. 1-18, 2021.
FEITOSA, R. A; DIAS, A M. I. Articulação entre ensino, pesquisa e extensão: contribuições do programa de educação tutorial (PET) para a formação de graduandos em biologia. Educação & Formação, v. 4, n. 12, p. 169-190, 2019.
GOMES, L. S.; ROCHA, E. C. S.; FIALHO, G. S.; SOUZA, I. L. L.; SANTOS, T. Á. S.; MELO, V. R. G.; SOUTO, V. S.; SANTOS, J. C. O. Estímulo e fortalecimento da aprendizagem em um curso de nivelamento em matemática básica: um relato de experiência do pet-química da UFCG. International Contemporary Management Review, v. 4, n. 1, p. 182–198, 2023. Disponível em: Link de Referência. Acesso em: 23 jan. 2024.
OLIVEIRA, C. R. S.; DA SILVA, F. A.; SANTOS, J. C. O. O PET-Química da UFCG e a transversalidade no ensino de química através da abordagem social sobre o uso de drogas entre jovens e adolescentes. Cuadernos de Educación y Desarrollo, v. 15, n. 12, p. 16447–16468, 2023. Link de Referência.
SANTOS, V. S.; JÚNIOR, W. E. F. Programa de Educação Tutorial (PET): caminhos acadêmicos e profissionais em um curso de licenciatura em química. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 15, n. 1, p. 307-331, 2022.
REVISTA PET BRASIL, Uberaba-MG, Vol.4, Nº 02 - EDIÇÃO ESPECIAL - 2024.
SILVA, F. A.; NOGUEIRA, J. C. A.; MACEDO, A. D. M.; DE OLIVEIRA, C. R. S.; DANTAS, J. B.; SANTOS, J. P. DA S.; SANTOS, J. C. O. O PET/química no enfrentamento a retenção e evasão na fase inicial do ensino superior do curso de licenciatura em química da UFCG. Caderno Pedagógico, v. 20, n. 8, p. 3233–3256, 2023. Link de Referência.
SILVA, T. L. G.; ANDRADES, B. D.; SCARPARO, H. B. K.; PIZZINATO, A. A educação tutorial - reflexão de docentes sobre suas práticas. Educação em Questão, v. 39, n. 25, p. 108-130, 2010.
TOLEDO, C. M.; MACIEL, M. D. Educação Empreendedora e as Competências do Professor de Ciências. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar, v. 4, n. 5, p. e453219-e453219, 2023.