Uso de experimentos demonstrativos em sala de aula como forma de aplicação de metodologia de aprendizagem ativa

Autores

  • Beatriz Nunes Ribeiro Universidade Estadual de Campinas
  • Lorenza Vieira da Silva Universidade Estadual de Campinas
  • José Vicente Hallak Dangelo Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.18554/pet.v4i02.8257

Palavras-chave:

Aprendizagem ativa, Experimentos, Balanços de massa e energia

Resumo

As Diretrizes Curriculares de 2019 incentivam metodologias de aprendizagem ativa em Engenharia. Este trabalho apresenta dois experimentos, desenvolvidos pelo Grupo PET-EQ da Unicamp, que integram teoria e prática em sala de aula, reforçando conceitos teóricos e promovendo uma experiência enriquecedora. Os experimentos estão sendo aplicados no novo currículo de Engenharia Química da Unicamp, implementado em 2023, que foca no desenvolvimento de competências e habilidades dos alunos.

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Publicado

2025-01-28