O PROJETO “PET NAS ESCOLAS” COMO MEIO DE TRANSPOR FRONTEIRAS DA UNIVERSIDADE

Autores

  • Joao Fernandes UFSC
  • Isabelly Nunes Prado UFSC
  • Victor Hiendicke Moreira Prates UFSC

DOI:

https://doi.org/10.18554/pet.v5i02.8787

Palavras-chave:

Ensino, Ensino de historia, Consolidação das leis trabalhistas

Resumo

O artigo apresenta produções do PET História da UFSC, destacando o projeto PET nas Escolas no contexto do Ensino e do Ensino de História em uma turma do IFSC. A proposta didática abordou a Consolidação das Leis do Trabalho, seu processo de formação e os desafios ainda vividos pelos trabalhadores. O texto considera a agência do estudante em sua formação cidadã e discute dificuldades do ensino de história, como o uso de fontes históricas pelo professor.

Biografia do Autor

  • Isabelly Nunes Prado, UFSC

    Graduanda curso de historia ufsc

  • Victor Hiendicke Moreira Prates, UFSC

    Graduando e bolsista pet historia ufsc

Referências

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: Fundamentos e Métodos. São Paulo: Cortez, 2004.

CAIMI, Flávia Eloísa. O que precisa saber um professor de história? História & Ensino, [S.L.], v. 21, n. 2, p. 105, 5 dez. 2015. Universidade Estadual de Londrina.

CASTRO, Amélia Domingues de; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. (org.). Ensinar a Ensinar: Didática para a Escola Fundamental e Média. São Paulo: Thomson Learning, 2006.

GEHLEN, Simoni Tormöhlen; MALDANER, Otavio Aloisio; DELIZOICOV, Demétrio. Freire e Vygotsky: um diálogo com pesquisas e sua contribuição na educação em ciências. Pro-Posições, [S.L.], v. 21, n. 1, p. 129-148, abr. 2010. FapUNIFESP (SciELO).

HALL, Michael M. Corporativismo e fascismo nas origens das leis trabalhistas brasileiras. In: ARAÚJO, Ângela. (Org.). Do corporativismo ao neoliberalismo. São Paulo: Boitempo Editorial, 2002, p. 13-28.

INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA. Curso técnico em eletrotécnica integrado. Florianópolis: Instituto Federal de Santa Catarina, 2020. 170 p. Projeto pedagógico de curso técnico em eletrotécnica integrado.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora; CAINELLI, Marlene. Ensinar história. São Paulo: Scipione, 2004.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora; MARTINS, Estevão de Rezende. Jörn Rüsen: Contribuições para uma Teoria da Didática da História. Curitiba: W.A. Editores LTDA, 2016.

SPERANDIO, Amábile; ANUNCIAÇÃO, Ana Paula. Aula-oficina: uma proposta de utilização de documentos históricos em sala de aula. História & Ensino, [S.L.], v. 18, p. 131, 21 out. 2012. Universidade Estadual de Londrina.

VYGOTSKY, Lev. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

Downloads

Publicado

2025-12-09

Como Citar

O PROJETO “PET NAS ESCOLAS” COMO MEIO DE TRANSPOR FRONTEIRAS DA UNIVERSIDADE. Revista PET Brasil , [S. l.], v. 5, n. 02, p. 23–31, 2025. DOI: 10.18554/pet.v5i02.8787. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/8787. Acesso em: 13 dez. 2025.