CIÊNCIAS APLICADAS: UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Fernanda Borges de Andrade Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Arthur L. de Lucca Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Joao Pedro Boscollo Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Helen Carol R. do Amaral Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Jean Rodrigues Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Antonio C. S. Filho Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Eduarda Beneti Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Keila M. de Oliveira Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Victor Hendrio R. Rodrigues Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Gabriel dos S. Batista Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Ana Carolina S. Severino Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Matheus G. Silva Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Isabella D. Milhorin Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Eduarda Custodio Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Phamela A. Santos Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Davi H. L. da Silva Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Charles F. N. dos Santos Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.18554/pet.v5i02.8827

Palavras-chave:

Oficinas interdisciplinares, Aprendizagem significativa, Metodologias ativas

Resumo

O projeto “Ciências Aplicadas” desenvolveu oficinas interdisciplinares para estudantes do 9º ano, articulando conteúdos de Física, Química, Matemática e Biologia ao cotidiano. Licenciandos da UFTM planejaram e aplicaram atividades baseadas em metodologias ativas, resolução de problemas e experimentação de baixo custo. Os resultados evidenciaram avanços na aprendizagem, no engajamento e na autoestima dos estudantes, além do desenvolvimento de competências pedagógicas nos futuros professor.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018.

DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Elba S. S. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019.

HERNÁNDEZ, Fernando; VENTURA, Montserrat. A organização do currículo por projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 1998.

MORAN, José Manuel. Metodologias ativas para uma educação inovadora. In: BACICH, L.; MORAN, J. (org.). Metodologias ativas. Porto Alegre: Penso, 2018.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez; UNESCO, 2020.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2012.

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. Campinas: Autores Associados, 2008.

SCHÖN, Donald A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2014.

Downloads

Publicado

2025-12-09

Como Citar

CIÊNCIAS APLICADAS: UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO DOCENTE. Revista PET Brasil , [S. l.], v. 5, n. 02, p. 32–39, 2025. DOI: 10.18554/pet.v5i02.8827. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/8827. Acesso em: 13 dez. 2025.