PROMOÇÃO DA SAÚDE E INCLUSÃO SOCIAL

RELATO DE EXPERIÊNCIA DE GRADUANDOS EM ENFERMAGEM EM UMA ESCOLA BILÍNGUE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/pet.v5i02.7987

Palavras-chave:

Promoção da saúde, Educação em saúde, Inclusão Social, Língua de sinais

Resumo

Este estudo descreve a experiência de bolsistas do Programa de Educação Tutorial (PET) em um projeto de extensão realizado em uma escola pública bilíngue entre janeiro e dezembro de 2023. A vivência proporcionou aprendizado prático e reflexão sobre a necessidade de profissionais de saúde compreenderem diferentes públicos para oferecer cuidado de qualidade. Para a escola, destacou-se um novo olhar sobre saúde. Os objetivos foram alcançados, pois os bolsistas ampliaram sua compreensão sobre os variados contextos de atuação em saúde.

Biografia do Autor

  • Tiago Augusto Cavalcante Oliveira, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

    Graduado em Enfermagem pela Universidade Estadual Do Ceará - UECE; Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Escola Paulista de Enfermagem (EPE) da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Possui interesse nos seguintes temas: Saúde Coletiva, Saúde Pública, Vulnerabilidades, HIV, Tuberculose, Epidemiologia de Doenças Transmissíveis.

  • Carla Viviane de Menezes Oliveira, Universidade Estadual do Ceará

    Graduanda em Enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET/Enfermagem/UECE - SESu/MEC. Membro do Grupo de Pesquisa em Clínica e Epidemiologia das Doenças Infecciosas e Parasitárias - CEDIP/UECE. Membro efetivo da Liga Acadêmica de Enfermagem em Infectologia - LAEIN/UECE. Foi membro do Grupo de Pesquisa em Saúde da Mulher e Enfermagem - GRUPESME/UECE (2023). Foi monitora da disciplina de Semiologia em Enfermagem - UECE (2023). Foi ligante da Liga Acadêmica de Enfermagem em Nefrologia (LAEN) da Universidade Federal do Ceará (2022).

  • Emilly Veras Vasconcelos, Universidade Estadual do Ceará

    Possui formação técnico-profissionalizante em Redes de Computadores e ensino médio pela Escola Estadual de Educação Profissional Júlia Giffoni (2018). Graduanda em Enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET/Enfermagem/UECE - SESu/MEC. Foi membro da Liga Acadêmica de Enfermagem Cardiovascular da UECE - LAEC/UECE. Membro do grupo de pesquisa Redes Integradas de Saúde - REDIS (2023). Foi monitora da disciplina de Processo de Cuidar em Enfermagem na Saúde do Adulto I (2022 - 2023) do Curso de Graduação em Enfermagem - UECE.

  • Germana Lima D'Oran, Universidade Estadual do Ceará

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (2011). Atualmente é membro da Universidade Estadual do Ceará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação.

  • Polyane Correia Lima, Universidade Estadual do Ceará

    Acadêmica do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Ceará - UECE.

  • Saiwori de Jesus Silva Bezerra dos Anjos, Universidade Estadual do Ceará

    Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2004), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2007) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2011). Especialização em Enfermagem em Obstetrícia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2013) e especialização em Mediação de Processos Educacionais na Modalidade Digital pela Faculdade São Leopoldo Mandic (2022). Atualmente é professora efetiva classe adjunto da Universidade Estadual do Ceará. Vice-líder do grupo de pesquisa Redes de Atenção na Perspectiva da Saúde Coletiva e Enfermagem e pesquisadora do grupo de pesquisa Saúde da Mulher e Enfermagem, cadastrados no diretório do CNPq. Tem experiência nas áreas de Enfermagem e Tecnologias da Informação e Comunicação, com ênfase em Promoção da Saúde Materna e Sexual/Reprodutiva e Tecnologias Digitais em Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: Enfermagem, Obstetrícia, Educação em Saúde e Inteligência Artificial aplicada à Enfermagem. 

  • Thais Mendes Pereira Silva, Universidade Estadual do Ceará

    Graduanda em Enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET/Enfermagem/UECE - SESu/MEC. Membro da Liga Acadêmica de Enfermagem em Infectologia - LAEIN/UECE. Membro do Grupo de Pesquisa Clínica e Epidemiologia das Doenças Infecciosas e Parasitárias - CEDIP/UECE. Foi monitora da disciplina de Semiologia em Enfermagem - UECE (2023)

Referências

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Publicado

2025-12-09

Edição

Seção

Relatos de casos

Como Citar

PROMOÇÃO DA SAÚDE E INCLUSÃO SOCIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE GRADUANDOS EM ENFERMAGEM EM UMA ESCOLA BILÍNGUE. Revista PET Brasil , [S. l.], v. 5, n. 02, p. 84–92, 2025. DOI: 10.18554/pet.v5i02.7987. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/7987. Acesso em: 14 dez. 2025.