EXPLORANDO O SIGNIFICADO DE PERTENCIMENTO DO GRUPO PET SABEST
DOI:
https://doi.org/10.18554/pet.v5i02.8594Palavras-chave:
Sentimento de pertencimento, Pertença, Programa de Educação Tutorial - PET, PET - SabEst Conexões de Saberes Estatísticos.Resumo
Este trabalho tem como objetivo discutir o potencial do PET SabEst Conexões de Saberes Estatísticos em despertar o sentimento de pertença nos petianos, favorecendo a permanência estudantil. A pesquisa se justifica pela relevância de os estudantes sentirem-se parte da Universidade e do grupo. De abordagem qualitativa, utiliza revisão de literatura e análise documental. Não busca respostas definitivas, mas refletir sobre como o pertencimento é construído no PET SabEst e influencia a vida pessoal, acadêmica e profissional dos participantes.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Manual de Orientações Básicas. 2006.
COUSIN, C. S. Pertencimento ao lugar e a formação de educadores ambientais: um diálogo necessário. Anais do VII EPEA - Encontro Pesquisa em Educação Ambiental, 2013.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
MINAYO, M. C. S. O Desafio do Conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Editora Hucitec, 2006.
MORICONI, L. V. Pertencimento e identidade. Campinas, SP, 2014.
SILVA, S. A. Sentimentos de Pertencimento e Identidade no Ambiente Escolar. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 8, n. 16, p. 130-141, jul./dez., 2018.
PERON, V. D.; BEZERRA, R. C.; PEREIRA, E. N. (EDS.). Causas e monitoramento da evasão universitária no contexto brasileiro: uma revisão sistemática. Educitec, Manaus, v. 05, n. 11, p. 163-179, jun. 2019.
