Educação em saúde cardiovascular no contexto escolar como “melhor remédio”: revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.18554/refacs.v12i4.7948Keywords:
Promoção da Saúde, Doenças Cardiovasculares, Serviços de Saúde Escolar, Saúde da Criança, Educação em SaúdeAbstract
Objetivo: Identificar na literatura científica os resultados de intervenções desenvolvidas em escolas para educação em saúde cardiovascular. Métodos: Revisão integrativa nas bases: Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature, Education Resources Information Center, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Medical Literature Analysis and Retrieval System Online, Psychological Information Database, Scientific Electronic Library Online, Scopus e Science Citation Indexes. Resultados: Analisou-se 10 artigos que atenderam aos critérios de inclusão. Os estudos demonstraram que as estratégias HeartPower! Coalfields Healthy Heartbeat Project; Activity Knowledge Circuit; Aula diária de atividade física de 60 minutos; Program JuvenTUM; Action Schools! e sessões educacionais multiprofissional foram utilizadas para educação em saúde cardiovascular em escolares. Considerações Finais: Na aplicabilidade das estratégias identificadas, os resultados demostraram-se satisfatórios, fortalecendo a ideia de que educação em saúde na escola deve ser encarada como método para mitigar a morbimortalidade das doenças cardiovasculares.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 JOURNAL FAMILY, CYCLES OF LIFE AND HEALTH IN SOCIAL CONTEXT
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Each of the authors of the manuscript must complete and sign a copy of Statement of Responsibility and Copyright Transfer Agreement, which must be attached, by the submitting author, in step 4 of the submission process in the journal system (Click on the "Browse" option, select the file that should be inserted in pdf format, click on the "Download" button, in the "Title" field type: Declaration of responsibilities, then click the "Save and Continue" button and proceed with the submission process.
Note: Including scanned signature will not be accepted. Each author of the manuscript must complete a declaration individually.
REFACS de Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://www.uftm.edu.br/refacs.