Educação em saúde cardiovascular no contexto escolar como “melhor remédio”: revisão integrativa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18554/refacs.v12i4.7948

Palabras clave:

Promoção da Saúde, Doenças Cardiovasculares, Serviços de Saúde Escolar, Saúde da Criança, Educação em Saúde

Resumen

Objetivo: Identificar na literatura científica os resultados de intervenções desenvolvidas em escolas para educação em saúde cardiovascular. Métodos: Revisão integrativa nas bases: Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature, Education Resources Information Center, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Medical Literature Analysis and Retrieval System Online, Psychological Information Database, Scientific Electronic Library Online, Scopus e Science Citation IndexesResultados: Analisou-se 10 artigos que atenderam aos critérios de inclusão. Os estudos demonstraram que as estratégias HeartPower! Coalfields Healthy Heartbeat Project; Activity Knowledge Circuit; Aula diária de atividade física de 60 minutos; Program JuvenTUM; Action Schools! e sessões educacionais multiprofissional foram utilizadas para educação em saúde cardiovascular em escolares. Considerações Finais: Na aplicabilidade das estratégias identificadas, os resultados demostraram-se satisfatórios, fortalecendo a ideia de que educação em saúde na escola deve ser encarada como método para mitigar a morbimortalidade das doenças cardiovasculares.

Publicado

2024-11-10

Cómo citar

Alves, M. G., Nascimento, J. da S. G., Pereira, V. O. S., Carvalho, M. B. L. de, Lenza, N. de F. B., & Dalri, M. C. B. (2024). Educação em saúde cardiovascular no contexto escolar como “melhor remédio”: revisão integrativa. REVISTA FAMILIA, CICLOS DE VIDA Y SALUD EN EL CONTEXTO SOCIAL, 12(4). https://doi.org/10.18554/refacs.v12i4.7948