Educação em saúde cardiovascular no contexto escolar como “melhor remédio”: revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.18554/refacs.v12i4.7948Palabras clave:
Promoção da Saúde, Doenças Cardiovasculares, Serviços de Saúde Escolar, Saúde da Criança, Educação em SaúdeResumen
Objetivo: Identificar na literatura científica os resultados de intervenções desenvolvidas em escolas para educação em saúde cardiovascular. Métodos: Revisão integrativa nas bases: Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature, Education Resources Information Center, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Medical Literature Analysis and Retrieval System Online, Psychological Information Database, Scientific Electronic Library Online, Scopus e Science Citation Indexes. Resultados: Analisou-se 10 artigos que atenderam aos critérios de inclusão. Os estudos demonstraram que as estratégias HeartPower! Coalfields Healthy Heartbeat Project; Activity Knowledge Circuit; Aula diária de atividade física de 60 minutos; Program JuvenTUM; Action Schools! e sessões educacionais multiprofissional foram utilizadas para educação em saúde cardiovascular em escolares. Considerações Finais: Na aplicabilidade das estratégias identificadas, os resultados demostraram-se satisfatórios, fortalecendo a ideia de que educação em saúde na escola deve ser encarada como método para mitigar a morbimortalidade das doenças cardiovasculares.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 REVISTA FAMILIA, CICLOS DE VIDA Y SALUD EN EL CONTEXTO SOCIAL
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Cada uno de los autores del manuscrito deberá rellenar y firmar una vía de Declaración de responsabilidad y transferencia de derechos de autor, que deberá ser anexada, por el autor responsable de la sumisión, en el paso 4 del proceso de sumisión en el sistema de la revista (Clic en la opción "Browse", seleccionar el archivo que debe se inserta en el formato pdf, haga clic en el botón "Transferir", en el campo "Título" teclear: Declaración de responsabilidades, luego haga clic en el botón "Guardar y Continuar" y continuar con el proceso de sumisión).
Nota: no se aceptará la inclusión de firma digitalizada. Cada autor del manuscrito deberá rellenar una declaración individualmente.
REFACS de Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://www.uftm.edu.br/refacs.