Relaciones sociales de los adolescentes con trastorno por déficit de atención con hiperactividad

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18554/refacs.v8i0.4747

Palabras clave:

Trastorno por déficit de atención con hiperactividad, Participación social, Adolescente.

Resumen

Esta es una investigación cualitativa exploratoria y descriptiva realizada en 2016, con el objetivo de analizar y describir las relaciones sociales de los adolescentes con trastorno de déficit de atención con hiperactividad, que están siendo tratados en el Centro de Atención Psicosocial Infantil y Juvenil. Cinco adolescentes en tratamiento participaron y se utilizó un guion de entrevista semiestructurado, que abordó las relaciones sociales y aspectos acerca del entretenimiento. Se obtuvieron tres categorías: Entretenimiento, Amistad y Familia. Se observó buenas relaciones sociales con los amigos y la familia; y que el entretenimiento está presente en la vida diaria de los adolescentes. A pesar de la presencia del trastorno por déficit de atención con hiperactividad, los adolescentes no son excluidos por sus amigos y familiares.

Biografía del autor/a

Fernanda Bachur Resende

Terapeuta Ocupacional. Equoterapeuta

Erika Renata Trevisan, Curso de Terapia Ocupacional da UFTM

Terapeuta Ocupacional. Especialista em Saúde Pública e Saúde Mental. Mestre e Doutora em Ciências Médicas. Doutora em Atenção à Saúde. Pós Doutora em Psicologia. Professora Adjunta do Curso de Terapia Ocupacional da UFTM

Andrea Ruzzi Pereira, Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Terapeuta Ocupacional. Especialista em Tecnologias em Saúde Mental. Mestre em Enfermagem Psiquiátrica. Doutora em Atenção à Saúde. Professora Adjunta do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Triângulo Mineiro 

Citas

Presidência da República (Brasil). Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, e dá outras providências [Internet]. D.O.U., Brasília, DF, 16 jul 1990 [citado em 27 out 2019]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm

Garcia NR, Pacciulio AM, Panúncio-Pinto MP, Pfeifer LI. Intervenção terapêutica ocupacional junto a adolescentes com câncer em contexto hospitalar. Rev Bras Cancerol. [Internet]. 2011 [citado em 27 out 2019]; 57(4):519-24. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/site/arquivos/n_57/v04/pdf/08_artigo_intervencao_terapeutica_ocupacional_junto_adolescentes_com_cancer_em_contexto_hospitalar.pdf

Ministério da Saúde (Br), Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Saúde mental no SUS: os centros de atenção psicossocial [Internet]. Brasília, DF: Ministério da Saúde; 2004 [citado em 25 jun 2020]. 86 p. (Série F. Comunicação e educação em saúde). Disponível em: http://www.ccs.saude.gov.br/saude_mental/pdf/sm_sus.pdf

Santos DFM, Tuleski SC, Franco AF. TDAH e boa avaliação no IDEB: uma correlação possível? Psicol Esc Educ. [Internet]. 2016 [citado em 27 de out 2019]; 20(3):515-22. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2175-3539201502031037

Oliveira CT, Dias ACG. Psicoeducação do transtorno do déficit de atenção/hiperatividade: o que, como e para quem informar? Temas Psicol. [Internet]. 2018 [citado em 27 de out 2019]; 26(1):243-61. DOI: http://dx.doi.org/10.9788/tp2018.1-10pt

American Occupational Therapy Association. Estrutura da prática da terapia ocupacional: domínio e processo. Rev Ter Ocup USP [Internet]. 2018 [citado em 27 de out 2019]; 26(esp):1-49. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v26iespp1-49

Rohde LA, Miguel Filho EC, Benetti L, Gallois C, Kieling C. Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade na infância e na adolescência: considerações clínicas e terapêuticas. Rev Psiquiatr Clin. [Internet]. 2004 [citado em 27 de out 2019]; 31(3):124-31. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rpc/v31n3/a02v31n3.pdf

Braun V, Clarke V. Successful qualitative research: a practical guide for beginners. London: Sage; 2013. 396p.

Bardin L. Análise de conteúdo. 4ed. Lisboa, Portugal: Edições 70; 2010.

Classificação Internacional das Doenças - CID - 10: descrições clínicas e diretrizes diagnósticas. Porto Alegre: Artmed; 1993. 105p.

Brandolise, FM. Desenvolvimento humano, brincadeira, educação infantil e as contribuições de Vigotski e Winnicott [dissertação]. Piracicaba, SP: Universidade Metodista de Piracicaba; 2018. 126p.

Ribeiro, FS, Santos, FH. Enhancement of numeric cognition in children with low achievement in mathematic after a non-instrumental musical training. Res Dev Disabil. [Internet]. 2017 [citado em 27 de out 2019]; 62:26-39. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ridd.2016.11.008

Sutoo D, Akiyama K. Music improves dopaminergic neurotransmission: demonstration based on the effect of music on blood pressure regulation. Brain Res. [Internet]. 2004 [citado em 27 de out 2019]; 1016(2):255-62. DOI: https://doi.org/10.1016/j.brainres.2004.05.018

Rangel Júnior EB, Loos H. Escola e desenvolvimento psicossocial segundo percepções de jovens com TDAH. Paidéia (Ribeirão Preto) [Internet]. 2011 [citado em 27 de out 2019]; 21(50):373-82. DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2011000300010

Coelho, CMM. Inclusão escolar. In: Maciel DA, Barbato S. organizadoras. Desenvolvimento humano, educação e inclusão social. 2ed. Brasília, DF: UNB; 2015. p. 59-76.

Cunha ACT. Importância das atividades lúdicas na criança com hiperatividade e défice de atenção segundo a perspectiva dos professores [dissertação]. Lisboa, Portugal: Escola Superior de Educação João de Deus; 2012. 105p.

Costa RDB, Costa CB, Mosmann CP, Falcke D. Experiências na família de origem que repercutem no clima familiar dos descendentes. Estud Pesqui Psicol. [Internet]. 2018 [citado em 27 de out 2019]; 18(2):408-25. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/epp/v18n2/v18n2a02.pdf

Amoris TKB. Patologização e TDAH: a importância de considerar a influência do meio, dos aspectos sociais e culturais. Rev Cient Eletr Psicol. [Internet]. 2018 [citado em 27 de out 2019]; 31(1):79-88. Disponível em: http://faef.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/qbthx1YD5rdU20V_2019-3-8-17-26-39.pdf

Silva VMB. O diagnóstico do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e seu tratamento medicamentoso: vivências de mães de crianças diagnosticadas (dissertação). Maringá, PR: Universidade Estadual de Maringá; 2016. 128p.

Publicado

2020-08-11

Cómo citar

Resende, F. B., Trevisan, E. R., & Pereira, A. R. (2020). Relaciones sociales de los adolescentes con trastorno por déficit de atención con hiperactividad. REVISTA FAMILIA, CICLOS DE VIDA Y SALUD EN EL CONTEXTO SOCIAL, 8, 719–726. https://doi.org/10.18554/refacs.v8i0.4747