O DISCURSO DO PROFESSOR-SUPERVISOR DO PIBID/LETRAS NA CIDADE DE UBERABA

Autores

  • Ana Paula Castro

DOI:

https://doi.org/10.18554/i&fd.v2i1.1413

Resumo

Este artigo tem o objetivo de apresentar um recorte da pesquisa sobre a análise do discurso dos professores-supervisores do Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência vinculado ao curso de Letras nas instituições de ensino superior de Uberaba. O problema a ser pesquisado pode ser definido pelo seguinte questionamento: Que posição o professor-supervisor assume na relação com os bolsistas de iniciação? Os objetivos específicos são: identificar as motivações que levam professores da área de língua portuguesa a integrar o Pibid e analisar suas concepções de linguagem. Utilizaremos, portanto, a metodologia qualitativa indiciária na análise dos discursos desses professores-supervisores. Todas as análises serão realizadas a partir do aporte teórico bakhtiniano, o qual concebe a linguagem como interação. A partir dessa análise, pretendemos produzir uma reflexão sobre a autonomia do professor-supervisor  como coformador dos futuros professores da Língua Portuguesa.

Palavras-chave:  Pibid. Discurso. Professor-supervisor.

Biografia do Autor

Ana Paula Castro

LICENCIATURA PLENA EM PORTUGUÊS E INGLÊS E SUAS RESPECTIVAS LITERATURAS NA UNIVERSIDADE FEDNIVERAL DE UBERLÂNDIA, ESPECIALISTA EM LINGUÍSTICA APLICADA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA, MESTRANDA EM EDUCAÇÃO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO

Downloads

Publicado

2016-01-22