O DISCURSO DO PROFESSOR-SUPERVISOR DO PIBID/LETRAS NA CIDADE DE UBERABA
DOI:
https://doi.org/10.18554/i&fd.v2i1.1413Resumo
Este artigo tem o objetivo de apresentar um recorte da pesquisa sobre a análise do discurso dos professores-supervisores do Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência vinculado ao curso de Letras nas instituições de ensino superior de Uberaba. O problema a ser pesquisado pode ser definido pelo seguinte questionamento: Que posição o professor-supervisor assume na relação com os bolsistas de iniciação? Os objetivos específicos são: identificar as motivações que levam professores da área de língua portuguesa a integrar o Pibid e analisar suas concepções de linguagem. Utilizaremos, portanto, a metodologia qualitativa indiciária na análise dos discursos desses professores-supervisores. Todas as análises serão realizadas a partir do aporte teórico bakhtiniano, o qual concebe a linguagem como interação. A partir dessa análise, pretendemos produzir uma reflexão sobre a autonomia do professor-supervisor como coformador dos futuros professores da Língua Portuguesa.
Palavras-chave: Pibid. Discurso. Professor-supervisor.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista Iniciação & Formação Docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagedeles/index