A utilização de experimentos relacionados à microscopia óptica na formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.18554/i&fd.v2i2.1616Resumo
Por meio deste trabalho, apresenta-se o relato de uma formação realizada com professores que trabalham com o ensino de Ciências da Natureza e Matemática. A formação teve foco na utilização de experimentos relacionados à microscopia óptica. Durante seu desenvolvimento, buscou-se estabelecer relação entre estas duas áreas do conhecimento e, destas com o cotidiano, pois se considera a necessidade da realização de trabalhos interdisciplinares e contextualizados. Também se abordou sobre o experimento do cinema na caixa, sobre a construção de uma luneta e de microscópios alternativos. Além disso, destacou-se a importância de práticas inerentes ao uso do microscópio óptico e de atividades envolvendo simulações do PhET. Os depoimentos dos professores que participaram da formação revelaram a importância da realização da formação continuada a partir das necessidades formativas dos professores. Todos relataram que os estudos realizados contribuíram com sua formação pessoal.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista Iniciação & Formação Docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagedeles/index