A utilização de experimentos relacionados à microscopia óptica na formação de professores

Autores

  • Simone José Aparecida da Silva Santos CEFAPRO/SEDUC/MT
  • Eduardo Augusto Campos Curvo UFMT- Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.18554/i&fd.v2i2.1616

Resumo

Por meio deste trabalho, apresenta-se o relato de uma formação realizada com professores que trabalham com o ensino de Ciências da Natureza e Matemática. A formação teve foco na utilização de experimentos relacionados à microscopia óptica. Durante seu desenvolvimento, buscou-se estabelecer relação entre estas duas áreas do conhecimento e, destas com o cotidiano, pois se considera a necessidade da realização de trabalhos interdisciplinares e contextualizados. Também se abordou sobre o experimento do cinema na caixa, sobre a construção de uma luneta e de microscópios alternativos. Além disso, destacou-se a importância de práticas inerentes ao uso do microscópio óptico e de atividades envolvendo simulações do PhET. Os depoimentos dos professores que participaram da formação revelaram a importância da realização da formação continuada a partir das necessidades formativas dos professores. Todos relataram que os estudos realizados contribuíram com sua formação pessoal.

Biografia do Autor

Simone José Aparecida da Silva Santos, CEFAPRO/SEDUC/MT

Possui graduação em Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2002), Especialização em Metodologia e Didática para a Educação Básica (2004) e Especialização em Coordenação Pedagógica (2011). Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal de Mato Grosso. Atualmente é Professora Formadora da Área de Matemática do Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica de Mato Grosso - CEFAPRO de Alta Floresta/Mt.

 

Eduardo Augusto Campos Curvo, UFMT- Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (2000), mestrado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e doutorado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Realizou pós-doutoramentos na Unicamp (2006-2007, 2008-2010), TUBAF (Alemanha, 2007-2008) e Unesp (Presidente Prudente, 2010-2011). Atualmente é professor adjunto da UFMT e, eventualmente, assessor para a Radiation Measurements.

Downloads

Publicado

2016-10-11

Edição

Seção

Sociolinguística e Ensino