LEITURA, ANÁLISE LINGUÍSTICA E (RE)ESCRITA: MUDANÇA DE PARADIGMAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
DOI:
https://doi.org/10.18554/i&fd.v3i1.1944Resumo
Há muito tempo se discute a importância de mudar paradigmas no ensino de língua portuguesa, com vistas a sair do método tradicional de ensinar a língua, pautado em meras classificações de frases descontextualizadas, e partir para o método dialógico e interativo da Análise Linguística, que concebe, analisa e reflete a língua em uso. Este artigo propõe uma sequência didática, que se inicia com leitura e interpretação, percorre o caminho da análise linguística e reinicia-se a (re)escrita textual. Evidenciamos, neste trabalho, a importância da (re)escrita no contexto escolar, acontecer em um processo dialógico entre aluno, texto e professor, por meio do qual, através da intervenção do professor e, mediante a atitude do aluno perante o seu texto, a escrita é desenvolvida paulatinamente. Ancorados nas reflexões sobre Análise Linguística postuladas por Geraldi (2013) e Mendonça (2006), e em Barbosa (2013), Ruiz (2005) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais do 3º e 4 ë ciclos (1998), quanto à discussões sobre reescrita de textos, analisamos como o ensino de língua que trate conjuntamente o trabalho com a leitura, escrita, análise linguística produção textual e reescrita são processos complementares e que, juntos, levam à competência linguística e discursiva dos alunos.
PALAVRAS-CHAVE: Leitura; análise linguística; (re)escrita textual; narrativas de suspense.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista Iniciação & Formação Docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagedeles/index